Conecte-se conosco
smt-IPhone6S-desempenho

Apple

iPhone 6S e 6S Plus: o que os reviews dizem sobre os aparelhos

O iPhone 6S chegou aos Estados Unidos na semana passada e as primeiras análises do smartphone da Apple já foram publicadas. Veja os principais destaques.

smt-IPhone6S-P1

O iPhone 6S e o iPhone 6S Plus chegaram aos Estados Unidos na semana passada e as primeiras análises dos smartphones da Apple já foram publicadas. Os blogs Mashable e The Verge fizeram reviews completos do aparelho e reunimos os principais destaques de cada um, confira:

Tela e 3D Touch

smt-IPhone6S-tela

É difícil acreditar que a Apple só aceitou telas maiores há cerca de três anos. Eles começaram de forma tímida, acrescentando meia polegada ao iPhone 5. Na sexta geração, eles finalmente decidiram adotar as telas grandes, com 4.7 polegadas no iPhone 6 e 5.5″ no iPhone 6 Plus. É o decreto de que as telas grandes ganharam. O próximo movimento da empresa foi tornar o display mais profundo, com a tecnologia 3D Touch.

A tela em si não mudou muito. Continua com a resolução Retina HD, de 1920 x 1080 pixels, mas ganhou um vidro mais resistente a arranhões e quedas; a construção de alumínio também foi reforçada para evitar os dobramentos, o que tornou os celulares mais pesados.
QuickActions
O 3D Touch foi considerado a principal novidade dos novos modelos. Postamos aqui o que dá para fazer com a tecnologia. O Mashable diz que essa novidade já vale o preço do upgrade; o The Verge classifica como um “botão direito do smartphone” e diz que será interessante ver o que os desenvolvedores irão criar.

Câmera

smt-IPhone6S-Photo

As câmeras dos novos iPhones melhoraram. Agora elas possuem o sensor frontal de 5 megapixels e o traseiro de 12 megapixels. “O iPhone tira excelentes fotos em praticamente todas as situações, e nenhum outro aparelho chega perto disso.” diz um dos reviews. Na opinião de Nilay Patel, falta consistência nos smartphones com Android.

Lance Ulanoff do Mashable comenta que não consegue se lembrar de alguém que não usa o celular como a principal câmera. Para ele, o trabalho que a Apple fez nos novos modelos foi espetacular. “Fotos à luz do dia são nítidas, coloridas e fieis ao mundo real. Fotos em baixas condições de iluminação também são boas, mas a câmera de 16 megapixels do Galaxy S6 Edge+ é praticamente igual. No entanto, a câmera do iPhone produz imagens mais nítidas e com melhor profundidade de campo.” diz ele.

iPhone6PlusvsiPhone6SPlusNew

Outra grande novidade foi o suporte a gravação em 4K. Continuando com a comparação com o Galaxy S6 Edge+, Ulanoff diz que não há como negar que o iPhone ganha, de longe. “Onde o celular da Samsung tende a saturar demais as cores e introduzir uma distorção desagradável, a geração 4K do iPhone 6S Plus é sensacional. Você também pode tirar fotos enquanto grava (tem um botão na tela), mas elas possuem apenas 8 megapixels.”

GlassLowlightcompare

A câmera frontal ganhou uma função, que apesar de divertida, não tem muita utilidade. O Live Photos captura em vídeo alguns segundos antes da foto ser batida e esse conteúdo pode ser visualizado na galeria, utilizando o 3D Touch. A grande desvantagem é que os arquivos ocupam muito mais espaço no armazenamento. A Apple introduziu um recurso que a Motorola tentou emplacar no Moto G: ao tirar uma selfie, a tela do celular pisca algumas vezes com até três vezes mais brilho do que o normal, como se fosse um flash. Segundo as análises publicadas, o truque funciona muito bem e melhora de fato a qualidade das fotos com a câmera frontal.

Especificações e desempenhos

A maioria dos fãs do Android costumam criticar o hardware que a Apple utiliza em seus smartphones. Os processadores costumam ter menos núcleos e memória RAM não parece ser uma prioridade. Acontece que o iPhone 6S consegue obter um desempenho invejável, batendo seus principais concorrentes no teste de benchmark para cada núcleo do chipset e chegando perto com todos eles funcionando.

Segundo a Apple, o processador A9 utilizado nos novos iPhones chega a ser duas vezes mais rápido do que o chip utilizado no iPhone 6. A companhia não confirmou o aumento na memória RAM, mas os desenvolvedores já confirmaram que essa nova geração possui 2 GB. Nilay Patel diz que as páginas do Safari recarregam com menos frequência, a troca entre aplicativos é um pouco mais rápida e o celular como um todo parece ser mais rápido.

iOS 9 e Siri

ios-9-siri-700x394

A chegada da nova geração de smartphones da Maçã coincide com o lançamento de uma nova versão do sistema operacional. O iOS 9 ganhou inúmeras melhorias no gerenciamento de energia, incluindo informações mais detalhadas de consumo e modos de economia para quando a bateria estiver quase no fim.

A Siri está muito mais parecida com o Google Now. Basta um “Hey Siri”, mesmo com a tela desligada, para a assistente estar disposta a ouvir os seus comandos. A assistente é capaz de ir aprendendo a voz do usuário, para evitar que outras pessoas tomem o comando do celular; mas sabemos que alguém pode tentar imitar sua voz e ela pensar que é você, como bem alerta o Mashable.

Bateria

smt-IPhone6S-bateria

A bateria é sempre uma preocupação para os usuários do iPhone. A Apple sempre preferiu deixar seus celular mais leves e finos ao invés de manter uma bateria decente, que aguentasse o uso intenso durante um dia todo. Graças ao iOS 9, o cenário mudou um pouco. Segundo a análise do iPhone 6S Plus do Mashable, a autonomia é boa o suficiente. No The Verge, Patel diz que os smartphones conseguiram passar um dia inteiro longe de tomadas, em circunstâncias normais. Walt Mossberg, que também publicou suas impressões no The Verge, revelou que em duas semanas de uso intenso, seu iPhone 6S não o deixou na mão em nenhum momento e conseguiu se manter vivo até o final do dia. Até mesmo depois de 15 horas, ainda restavam 10% de energia no celular, graças aos modos de economia do iOS 9.

Aparentemente, há muito o que melhorar. A nota 7 que o The Verge deu para esse quesito deixa clara a desconfiança de que, em algum momento, o iPhone 6S irá começar a drenar a bateria de forma mais rápida.

Conclusão

iPhone6S

Os dois blogs concluem as análises de forma bem parecidas. O modelo de entrada do smartphone ainda possui 16 GB; a Apple deveria começar nos 32 GB, já que as gravações em 4K e o Live Photos irão deixar o celular sem espaço rapidamente.

O The Verge é bem incisivo: “se você está pensando em comprar um novo celular, e você possui qualquer dispositivo que seja mais velho do que um iPhone 6, você deveria comprar o iPhone 6S Plus. É o melhor celular já feito, e nesse momento o melhor celular disponível no mercado.” Nilay Patel ressalta que o melhor modelo é o iPhone 6S Plus, que possui uma tela maior, câmera ligeiramente mais eficiente e melhor autonomia de bateria.

No Mashable, Lance Ulanoff diz que o novo iPhone não é um upgrade essencial, a menos que você queira gravações em 4K e a inovação do 3D Touch. Ele finaliza dizendo “Agora que eu experimentei o gosto do 4K e do Peek and Pop (função do 3D Touch), não sei se consigo voltar.”

Pontos Positivos

  • Boa performance
  • 3D Touch é uma função legal e muito útil
  • Excelente câmera

Pontos Negativos

  • É um aparelho muito caro
  • Esse não é o melhor design que a Apple é capaz de fazer
  • O aparelho ganhou algumas gramas e mais

Você pode conferir o review em vídeo do The Verge abaixo:

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top