Conecte-se conosco
htc-desire-hd-iphone-4-0

Android

Debate: iPhones e smartphones Android. Qual é o melhor?

O debate entre a preferência por smartphones Android ou iPhones é sempre um debate inflamado.

Porém, encontrei uma opinião dada por um dos membros do fórum brasileiro de Android que acredito ser uma das mais imparciais e clara sobre o assunto. Vale a pena a leitura. Veja abaixo:

“Disclaimer: É só a minha opinião, se alguém discordar, não tem problema.

Eu fiquei 3 anos com um (ou melhor, dois) iPhones, e agora estou com um Samsung Nexus S. Nunca fui fã da Apple, mas acho que o iPhone é um dos melhores smartphones já produzidos (se não o melhor).

Fiquei muito na dúvida pela escolha entre um iPhone 4 ou um Samsung Galaxy S (que no final devolvi quando saiu o Nexus S). Gostei muito do Android, principalmente da barra de notificações (considero a implementação equivalente no iPhone um lixo).

Porém, o iPhone, em geral, nos passa a impressão de ser um sistema mais maduro, mais acabado. Isso se deve, principalmente, ao fato de que a Apple fazer o que bem entender da forma como quiser. O usuário, se não gostar, que compre outro celular. Isso, no geral, corresponde a uma experiência mais consistente, ao contrário do Android, que ainda peca em muitos aspectos (como a interface, por exemplo), apesar de ter melhorado muito.

Um exemplo disso é o quanto a interface do Android mudou e, ainda assim, só agora me parece ter chegado à altura do iPhone. Ainda tem muita coisa “chata” nele, mas que esta sendo melhorada.

Ao final, eu escolhi o Android pelo fato de ser um sistema mais aberto, com muitos programas interessantes, multitasking melhor implementado, além de vários outros motivos. Não ligo para o fato em sí do sistema ser fechado ou aberto, simplesmente não faz diferença nenhuma para mim. Nossos carros estão cheios de códigos proprietários, peças proprietárias, etc, mas nem por isso andamos de bicicleta por essa razão. É claro, curto a idéia de ser “open source”, visto que já tive minha parcela de contribuições no passado e sou editor da wikipedia. Porém, não vou usar um produto que considero pior simplesmente por ser “open source”.

No final do dia, quero o produto que melhor atenda às minhas necessidades. Durante um bom tempo esse produto foi o iPhone. Mas, agora, acho que é o Android.

Ainda, não dá pra dizer que um sistema/smartphone é absolutamente melhor do que o outro. Existe sim um que atende melhor às necessidades de uma pessoa específica, e outro que não. Noutras palavras, preferência por um smartphone é uma combinação entre gosto pessoal e necessidades específicas que ele pode atender.

O Android tem mais possibilidades, mas requer maior configuração e trabalho. Enquanto isso, o iPhone já vem com uma “experiência pronta” projetada pela Apple. A experiência em si é muito boa, porém, se você não gosta, não tem o que fazer.

É por isso que, se eu tiver que recomendar um aparelho para uma pessoa “leiga”, não tão habituada a novas tecnologias, eu ainda recomendaria o iPhone. Mas, se trata-se de alguém que gosta de fuçar e usar ao máximo o celular, eu recomendei um Android.

PS: Comparar “features” (características) não significa nada. Existem muitos “xing lings” (celulares chineses genéricos) que fazem tudo o que um iPhone ou um Android fazem. Porém, isso em nenhuma hipótese faz deles melhores smartphones.

Só meus 2 centavos. Abraços.

U. C.”

E você? O que acha?
Qual smartphone prefere? Escreva nos comentários abaixo:

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top