Connect with us

Ciência e Tecnologia

Já fez backup de seus dados? Evite perder informações

Quem nunca perdeu todos os arquivos por causa de uma falha no HD do computador ou ainda ficou sem fotos importantes tiradas por um smartphone que foi roubado? Todos os dias, milhares de pessoas sofrem com a perda de informações importantes que ficam armazenadas em diversos tipos de dispositivos. Para lembrar a necessidade de manter uma cópia dos arquivos mais importante, hoje é o Dia Mundial do Backup.

Dia Mundial do Backup. Já fez o seu?

Quem nunca perdeu todos os arquivos por causa de uma falha no HD do computador ou ainda ficou sem fotos importantes tiradas por um smartphone que foi roubado? Todos os dias, milhares de pessoas sofrem com a perda de informações. Para lembrar a necessidade de se manter uma cópia de segurança dos arquivos mais importante, no dia 31/03 é o Dia Mundial do Backup.

Um levantamento recente realizado pela ESET, fornecedora de soluções de segurança da informação, mostrou que 77% dos internautas da América Latina já perderam dados pela falta de uma cópia de segurança adequada.

“A informação é um dos ativos mais importantes para empresas e pessoas na atualidade. Assim, é essencial que os usuários incorporem a cópia de segurança dos diversos dispositivos utilizados no trabalho e em casa”, alerta Camillo Di Jorge, gerente da ESET Brasil.

 É fundamental pensar em todas as possibilidades e o pessoal da ESET preparou algumas dicas:

  • Avalie as informações que precisam de backup: faça uma checagem nos diversos dispositivos (computadores, tablets ou smartphones) e identifique quais necessitam de backup. Quando boa parte das informações contidas no equipamento precisa de uma cópia de segurança, o ideal é utilizar um software que faça esse backup de forma periódica. Enquanto que nas demais situações, o usuário pode realizar o processo de forma manual.
  • Adote os meios de armazenamento adequados: o espaço físico em que se armazena a mídia de backup também deve ser protegido. Por exemplo, não é aconselhável transportar o meio de armazenamento usado para o backup – caso o mesmo seja um HD externo ou um pen drive – na mesma bolsa usada para o notebook, já que em caso de perda ou roubo, ambos serão perdidos. Os meios de armazenamento podem ser: um disco rígido (HD externo), dispositivo de armazenamento USB, mídias ópticas (CD, DVD, Blu-Ray) ou nuvem (internet).
  • Realize os backups com frequência: Essa decisão deve ser analisada de acordo com a frequência com a qual os arquivos são criados, modificados e apagados. Se um projeto é atualizado diariamente, será necessário realizar uma cópia de segurança todos os dias.

Ficou preocupado? Pense rápido e responda: há quanto tempo você não faz um backup?

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top