Conecte-se conosco

Geral

Jogo brasileiro ensina física com missões para colonizar Marte

Criado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) no projeto São Paulo Research and Analysis Center (Sprace) criaram o jogo Sprace Game 2.0 que ensina conceitos básicos de física de partículas em missões para colonização de marte.

Logo-SPRACE

Criado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) no projeto São Paulo Research and Analysis Center (Sprace) criaram o jogo Sprace Game 2.0 que ensina conceitos básicos de física de partículas em missões para colonização de marte.

“O visual, os desafios propostos e especialmente o conteúdo por trás das missões fazem com que o jogador se divirta enquanto entra em contato com conceitos importantes da física das partículas subatômicas, grande objetivo da iniciativa,” explica o professor Sérgio Ferraz Novaes.

Nas missões o jogador pilota uma nave miniaturizada e precisa capturar partículas de substâncias específicas e levá-las até o laboratório. A cada fase, o laboratório aprende com os elementos capturados e se torna mais complexo, exigindo coletas de substâncias mais complexas para análise.

As missões de captura são etapas necessárias para a preparação de marte para uma futura colonização humana. Enquanto joga o usuário é apresentado aos poucos aos elementos da tabela periódica e sem perceber acabar aprendendo a trabalhar com a tabela, consultando quantos nêutrons e prótons são necessários para gerar cada elemento. Em alguns momentos é necessário coletar quarks para formar os nêutrons e prótons antes de formar os elementos finais. Os pesquisadores garantem que o jogo obedece exatidões cientificas sem prejudicar a diversão.

Estão disponíveis duas versões, uma para Windows e outra em Java que deve rodar em quase todos os sistemas operacionais. Para baixar acesse: clique aqui

O jogo é diversão obrigatória para os nerds que querem saber um pouco sobre o que os pesquisadores do CERN fazem no acelerador de partículas e como estas pesquisas podem nos ajudar no futuro. Aproveite e apresente o jogo para uma criança conhecida e ajude a formar nossos futuros cientistas.

Curioso sobre tudo que há ao nosso redor. Entusiasta de Software Livre, Usuário Linux há mais de uma década e usuário Android fanático pela plataforma do robozinho verde. Nas horas vagas: desenvolvedor Android, adestrador canino e colecionador de camisetas.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

mx anywhere 2

GADGETS

Review: Mouse Logitech MX Anywhere 2

Por 20 de março de 2017
Ar condicionado de mesa Evapolar. Cor branco
Review: Nintendo Switch é puro potencial

Ciência e Tecnologia

Review: Nintendo Switch é puro potencial

Por 3 de março de 2017
SSD WD Blue 1TB review

Comparativo

REVIEW: SSD WD BLUE da Western Digital

Por 23 de fevereiro de 2017
galaxy a5 2017

Android

Review do Galaxy A5 2017: Galaxy S7, é você?

Por 20 de fevereiro de 2017

Cultura Geek

Tutoriais

Subir