Smt np capa

Jovem de 17 anos descobre planeta gigante

Avatar de erico abdala
Jovem de 17 anos descobre planeta gigante. Tom Wagg descobriu o planeta WASP-142b durante um estágio na universidade Keele, na Inglaterra

Smt-np-capa

Um adolescente inglês de 17 anos descobriu um planeta gigante a 1.000 anos-luz da Terra. Tom Wagg realizou sua façanha durante um estágio na universidade em parceria com governo britânico chamado projeto Wide Angle Search for Planet – WASP (livre tradução: Busca por Planetas em Amplo Espectro).

De acordo com o comunicado de imprensa da Universidade de Keele no Reino Unido, Wagg conseguiu detectar o planeta desconhecido quando tinha apenas 15 anos ao “observar uma pequena oscilação na luz de uma estrela quando um planeta passou na frente dele.” Levou 2 anos de análise para confirmar sua descoberta.

Smt-np-tomwagg
Tom Wagg no observatório da Universidade de Keele

Embora astrônomos já tenham encontrado mais de 1.000 planetas, acredita-se que Wagg pode ter sido o mais jovem a fazê-lo. “Estou extremamente feliz por ter encontrado um novo planeta e estou muito impressionado por podermos encontrá-lo tão longe” disse Wagg no comunicado. O planeta foi batizado com o nome técnico de WASP-142b, por ter sido o 142° planeta descoberto pelo programa.

Segundo a BBC, Wagg não descobriu o planeta gigante tão distante por acaso olhando por um telescópio. O adolescente encontrou o WASP-142b por meio de uma série de cálculos e análise de dados. A instituição na qual ele estagiava usa diversos aparelhos para monitorar o espaço, rastreando o brilho das estrelas.

Smt-np-wasp142b
Concepção artística do WASP-142b criada pelo artista plástico David A. Hardy

O novo planeta se encontra dentro da Via Láctea a cerca de 1000 anos-luz de distância da Terra, ao sul da constelação de Hydra e é classificado como um planeta “Júpiter quente“. Esses corpos celestes são planetas extrassolares semelhantes a Júpiter que orbitam muito próximos às suas estrelas, a uma distância média inferior a de 0.1 UA. Por este motivo, a universidade acredita que o planeta de Tom Wagg não seja o único a orbitar a estrela.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados