Conecte-se conosco
nova-apex-qual-o-melhor-banner

Android

Launchers para Android: Apex vs. Nova, qual o melhor?

Esta é uma discussão recorrente nos fóruns e listas de discussão quando alguém pede opinião sobre qual launcher usar para personalizar o seu aparelho. Muitos indicam os mais tradicionais ADWLauncher EX e GO Launcher EX, já outros recomendam launchers que permitem ao Android imitar a UI do iOS ou do Windows Phone…

nova-apex-qual-o-melhor-banner

Esta é uma discussão recorrente nos fóruns e listas de discussões, quando alguém pede opinião sobre qual launcher usar para personalizar o seu aparelho.

Muitos indicam os mais tradicionais ADWLauncher EX e GO Launcher EX, já outros recomendam launchers que permitem ao Android imitar a UI do iOS ou do Windows Phone (o que sinceramente acho um absurdo, se quisesse alum destes sistemas teria comprado um aparelho que viesse com eles, e cá pra nós, a UI do iOS é paupérrima em recursos) como o Espier Launcher 2.0, o Windows Phone 7 Launcher Free e o Launcher 7.

Outros recomendam os launchers com recursos 3D ou com uma UI totalmente modificada como o Next Launcher 3D, o SPB Shell 3D, o TSF Shell, o FTL Launcher, o Regina 3D Launcher Pro, ou o Chameleon Launcher (para tablets exclusivamente por enquanto).

Existem aqueles mais simples como o Smart Launcher Pro, etc. Porém, a grande maioria dos usuários recorre aos launchers baseados no AOSP e no Trebuchet usado pela CyanogenMod, como o Holo Launcher, o Launcher Pro, o Apex Launcher Pro e o Nova Launcher Prime, sendo os dois últimos os mais populares, e por conta disto os mais comparados e discutidos.

Eu já uso o Nova Launcher desde o lançamento do Android Ice Cream Sandwich (ICS) no início de 2012, pois era o launcher que vinha nas ROMs baseadas no ICS e no CM9 do Jokersax e do Th3Bill como opção (eles também mantinham a Trebuchet). Na época, usava no Motorola Atrix 4G MB860 e hoje no Galaxy Nexus GT-i9250 e no Samsung Galaxy SII GT-i9100. Decidi, então, manter a Nova Launcher Prime no Galaxy Nexus, instalar a Apex Launcher Pro no Samsung Galaxy SII para comparar ambos os launchers.

Vamos às comparações!

Preço e tamanho

Os primeiros itens a testar obviamente são o valor da versão Pro/Prime de cada um dos launchers e o tamanho dos arquivos. o Nova Launcher Prime leva uma minúscula vantagem em ambos os itens, é R$0,75 mais barato, o seu aplicativo é 0,4Mb mais leve e a sua licença 11k mais leve, como pode ser visto na tabela a baixo, ou seja, as diferenças são mínimas, quase inexistentes, e claro também em nada interferem no excelente funcionamento de ambos os launchers.

tabela1-nova-apex

Fluidez e Velocidade

Estes itens são um tanto subjetivos, pois não tem como mensurar. Ambos são muito leves e fluidos, além de bem mais rápidos que o AOSP, o Trebuchet ou o TouchWiz 5. Nos dois casos os aparelhos ficaram “turbinados” nestes quesitos.

Configurações: Área de Trabalho ou Tela Inicial (homescreen)

Ambos os launchers permitem alterar as configurações da grade, como aumentar ou diminuir o número de aplicativos por linha ou coluna na homescreen, definir o tamanho das margens, gerenciar número de telas, o tipo de rolagem (transição) das telas, se a rolagem é infinita ou não, se é elástica ou não, se o papel de parede é estático ou móvel, qual padrão de barra de busca (se ICS ou JB), se a barra de busca é persistente ou não, se o indicador de página da homescreen é visível ou não, e permite ocultar ou não o nome e a sombra dos ícones. Porém, existem recursos e funções que são exclusivos a cada launcher como a opção de redimensionar e permitir a sobreposição dos widgets exclusivos do Nova Launcher Prime e as opções de modo Tablet (Tablet UI) e definição do tamanho dos ícones da homescreen em porcentagem, exclusivos do Apex Launcher Pro.

nova-apex-telas-001

Configurações: Gaveta de Aplicativos (APP Drawer)

Ambos os launchers possuem opções de ocultar APP na gaveta de aplicativos, aplicar transparência permitindo ver o papel de parede da homescreen por baixo, fechar ou não o drawer ao iniciar uma aplicação, definir o tamanho da grade de aplicativos e as margens, opção de rolagem infinita, finita ou elástica, definir o efeito de transição entre as páginas do drawer, ocultar nome dos ícones, utilizar widgets no drawer, incluir pastas no drawer, criar e gerenciar grupos ou abas (excelente recurso), entre outros que são padrão. Com relação ao APP Drawer, nenhum dos launcher apresentam recursos ou funções exclusivas, as opções podem estar em ordem diferente ou ter outros nomes, mas no final das contas são as mesmas.

nova-apex-telas-002

Configurações: Dock

Da mesma forma que para o APP Drawer, ambos os launchers possuem opções de habilitar ou não o dock, de aplicar papel de parede individual para o dock, definir o número e o tamanho dos ícones no dock, definir a altura do dock, definir o número de páginas do dock, mostrar ou ocultar linha divisória do dock, definir se rolagem infinita, finita ou elástica, exibir ou não indicador de rolagem e definir local do dock, se no topo da homescreen ou abaixo. Com relação ao dock, nenhum dos launcher apresentam recursos ou funções exclusivas, as opções podem estar em ordem diferente ou ter outros nomes, mas no final das contas são as mesmas.

nova-apex-telas-003

Configurações: Aparência e Comportamento

Além das opções de homescreen, APP Drawer e dock, as configurações do launchers apresentam itens e sub-itens organizados de forma distinta. Porém, a maioria das funções são compartilhadas, tais como uso de temas, orientação da tela, exibir ou ocultar barra de notificação, uso de gestos, incluir contadores de avisos (em ambos necessita APP externo), etc. Não encontrei nada de realmente exclusivo em nenhum dos launchers.

Configurações: Backup, Importação e Restauração

Gosto muito do recurso de backup e restauração, pois fuço nas ROMs e em customizações a torto e a direita, e nem sempre, os backups feitos por Nandroid, Titanium Backup * Root, Carbon – App Sync and Backup e Orange Backup * Root são 100%, fazer um cópia de segurança do launcher é mais uma opção para manter o seu aparelho da forma que você gosta e está acostumado independente da ROM que está usando.

No Nova Launcher Prime o backup é geral, de todas as configurações do launcher, já no caso do Apex Launcher Pro você pode fazer o backup da homescreen e dos ajustes Apex de forma diferenciada.

Quem usa mais de um launcher (doidêra fazer isso) pode usar o recurso importar, ele trás toda a configuração do outro launcher para o Nova Launcher Prime ou para o Apex Launcher Pro. Às vezes, dá um probleminha ou outro nos widgets, mas geralmente funcionam muito bem.

Conclusão, quem é o melhor mesmo?

De uma forma geral ambos os launcher são excelentes, as diferenças são mínimas e os recursos exclusivos pouco fazem diferença. Experimente os dois e escolha o que achar melhor. Eu vou manter, pelo menos por enquanto, os dois na forma que estão o Nova Launcher Prime no Galaxy Nexus e o Apex Launcher Pro no Samsung Galaxy SII. Gostei muito desta configuração.

Apesar de não atuar profissionalmente na área de tecnlogia, sou um entusiasta do assunto desde pequeno quando em casa brincava com TKs, CPs, MSX, IBM PC Jr, etc cada qual a seu momento ... desde meados da década de 90 com o tijolão PT500 minha fissura ficou sendo os celulares, nos dias atuais com predileção pelo mundo do Android e suas infinitas possibilidades ... nas horas vagas faço fotos e mergulho e no mundo real sou consultor e trabalho com gestão de projetos de licenciamento ambiental.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top