Conecte-se conosco

Android

Launchers para Android: Chameleon 2 beta

Doadores que participaram do Projeto Chameleon no Kickstarter e usuários que compraram a primeira versão do app, já podem testar o novo Chameleon Launcher Beta 2, um aplicativo de gerenciamento de telas Android criado originalmente para tablets, que agora passa a suportar também os smartphones…

chameleon-beta

Doadores que participaram do Projeto Chameleon no Kickstarter e usuários que compraram a primeira versão do app, já podem testar o novo Chameleon Launcher Beta 2, um aplicativo de gerenciamento de telas Android criado originalmente para tablets, que agora passa a suportar também os smartphones.

Eu cheguei a testar as primeiras versões no meu tablet Motorola Xoom umts-everest Mz605 ,porém o launcher não vinha se mostrando utilizável no dia-a-dia. Limitado em número de widgets próprios, o launcher não permitia o uso de widgets Android, às vezes demorava muito para entrar e era duro nas transições. Eu não me acostumei e o abandonei esperando uma versão estável.

Chameleon Laucher no Motorola Xoom MZ605 umts_everest em portrait (homescreens)

Chameleon Laucher 2 beta no Motorola Xoom MZ605 umts_everest em portrait (homescreens)

Como sou um doador e colaborador para o desenvolvimento do launcher, recebi hoje um e-mail falando da versão 2 do Chameleon Launcher, que aparentemente está mais estável. Resolvi baixar novamente para testar, tanto no Xoom quanto em dois smartphones, no Samsung Galaxy SII GT-i9100 e no Galaxy Nexus GT-i9250.

No tablet ele realmente melhorou muito, está finalmente utilizável: mais widgets próprios, possibilidade de utilizar os widgets do Android, abrindo de primeira. E as transições mudaram, ficando bem mais leves e fluidas.

Chameleon Laucher no Motorola Xoom MZ605 umts_everest

Chameleon Laucher 2 beta no Motorola Xoom MZ605 umts_everest em portrait (homescreens)

Assim como no Xoom, no Galaxy SII o launcher está abrindo rapidamente e as transições estão bem leves e fluidas. Já no Galaxy Nexus, além de demorar para entrar no aplicativo, ele sempre inicia na tela que solicita para concordar ou não que ele envie os problemas encontrados para o desenvolvedor. Já testei, autorizando e não autorizando, mas o problema persiste.

Apesar de ainda estar carente de widgets próprios para APPs populares como o de e-mail, o Evernote, a Galeria e outros, os widgets disponíveis estão funcionando bem e você pode utilizar também muitos dos widgets do Android que agora são finalmente suportados.

Chameleon Launcher no Galaxy Nexus GT-i9250

Chameleon Launcher 2 beta no Galaxy Nexus GT-i9250 (homescreen, APP Drawer e widgets)

Além disso, estão disponíveis os seguintes widgets personalizados para o Chameleon disponíveis:

  • Calendar 2 (necessita baixar plugin)
  • Facebook
  • Gmail
  • Google+
  • Instagram
  • News (Feed de RSS)
  • Switches
  • Time
  • Twitter
  • Weather
  • Youtube
  • Make a Widget (permite criar um widget através de um link)

O launcher apresenta (desde as suas primeiras versões) um recurso bem interessante: é o de criar “perfis” distintos, que alteram toda a disposição dos widgets e mesmo as contas associadas a eles de acordo com o local onde você está, a rede em que você está conectado, o horário, etc (as condições).

Chameleon Launcher no Samsung Galaxy SII GT-i9100

Chameleon Launcher 2 beta no Samsung Galaxy SII GT-i9100 (homescreens e APP Drawer)

O APP Drawer não traz muitas novidades e infelizmente não permite ser organizado por grupo ou aba.

Em suma, o Chameleon Launcher Beta 2 é bem bonito e vale o teste. Não sei se troco em definitivo o Nova Launcher ou o Apex Launcher por ele, mas pelo menos no Xoom e no Galaxy SII ele se mostrou muito bom. Infelizmente para o Galaxy Nexus ele parece ainda não valer à pena, porém não consegui descobrir o motivo.

Teaser apresentando o launcher na versão para smartphone

Se você é um doador (Kickstarter Backers) ou comprou a primeira versão do launcher antecipadamente, instale em seu tablet ou smartphone o Chameleon Launcher 2.

Agora, se você não é um doador (Kickstarter Backers) e também não comprou a primeira versão do launcher antecipadamente e quer experimentar o Chameleon Launcher no seu tablet você pode comprar a versão 1.1.4 na Google Play Store (http://goo.gl/mn8bW). Infelizmente para smartphone você terá que esperar ais um pouco.

Apesar de não atuar profissionalmente na área de tecnlogia, sou um entusiasta do assunto desde pequeno quando em casa brincava com TKs, CPs, MSX, IBM PC Jr, etc cada qual a seu momento ... desde meados da década de 90 com o tijolão PT500 minha fissura ficou sendo os celulares, nos dias atuais com predileção pelo mundo do Android e suas infinitas possibilidades ... nas horas vagas faço fotos e mergulho e no mundo real sou consultor e trabalho com gestão de projetos de licenciamento ambiental.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top