Connect with us

GADGETS

LG e Philips criam as bases de um ecossistema de apps e serviços com Smart TV Alliance

A LG Electronics e TP Vision (responsável pela fabricação dos televisores Philips), oficializaram na quarta-feira (20) a criação da Smart TV Alliance. A ideia desta aliança é reforçar a cooperação para unificar a experiência do uso de Smart TVs (nome dado aos televisores que incorporam internet e aplicativos em seus menus), criando um ecossistema aberto para desenvolvedores de aplicativos…

A LG Electronics e TP Vision (responsável pela fabricação dos televisores Philips), oficializaram na quarta-feira (20) a criação da Smart TV Alliance.

A ideia desta aliança é reforçar a cooperação para unificar a experiência do uso de Smart TVs (nome dado aos televisores que incorporam internet e aplicativos em seus menus), criando um ecossistema aberto para desenvolvedores de aplicativos.

“Até hoje, a indústria de Smart TVs era um mercado muito difícil, tanto para os fabricantes de televisão quanto para os desenvolvedores de aplicativos, uma vez que TVs de diferentes marcas usavam plataformas e tecnologias diferentes”, disse Bong-seok Kwon, da LG Electronics, presidente do consórcio. “A Aliança Smart TV cria um ambiente que incentiva os desenvolvedores a produzir mais e melhores aplicativos de TV e, ao mesmo tempo, proporciona aos fabricantes e consumidores uma rica fonte de filmes on demand, serviços de música, jogos, redes sociais e muito mais.”

Trata-se de uma iniciativa muito bem vinda ao mercado de televisores inteligentes. Fazendo um paralelo com o mercado de computadores, a situação atual das Smart TVs se equipara a cada fabricante de PCs  inventar seu próprio sistema operacional, fazendo com que além do Windows, Mac e Linux, tivéssemos inúmeros outros sistemas. Isso implica na necessidade dos desenvolvedores em criar diversas versões de seus programas, uma para cada sistema. Complicado, trabalhoso e caro, não é mesmo?

Ao juntar esforços para unificar os sistemas, as empresas facilitam a vida destes desenvolvedores e criam a oportunidade ideal para um mercado de aplicativos e serviços para estas TVs crescer e se desenvolver com mais rapidez.

Alain Perrot, executivo da aliança e membro do conselho executivo da TP Vision, está convencido de que a redução de custos e tempo para desenvolvimento será benéfica para todos: “Em vez de gastar um tempo precioso em testes em diferentes plataformas, os desenvolvedores de aplicativos poderão concentrar sua criatividade só nos produtos que os consumidores irão gostar”.

Para facilitar a entrada de novos parceiros e fomentar as discussões, os fundadores da aliança criaram o Smart TV Alliance Consortium. Um dos principais objetivos deste consórcio é ajudar a definir as especificações técnicas que permitirão aos desenvolvedores executar seus aplicativos em vários televisores, independentemente da plataforma.

Para ativar este tipo de processo de desenvolvimento, a Aliança Smart TV vai disponibilizar a primeira versão de seu software development kit (SDK) em seu site, de forma que os desenvolvedores poderão baixá-lo sem nenhum custo. O SDK é baseado em tecnologias abertas, como o HTML5, e permite que os programas abertos rodem nas Smart TVs dos membros participantes da Aliança.

Informações mais recentes sobre as atividades e planos desta aliança podem ser encontradas na página oficial da Aliança (www.SmartTV-Alliance.org), incluindo a adesão, SDK e planos de fóruns de desenvolvimento.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top