Conecte-se conosco
feature-smart-watch-custimize

Android

LG G Watch R: confira o review do relógio inteligente da LG

De todos os gadgets que usamos, o relógio é o mais antigo. Sempre foi usado pela humanidade como medidor de tempo, seja ele relógio de sol, ampulheta ou relógio de pêndulo, está sempre presente, e com o passar dos anos deixou de ser um mero contador de horas para agregar funções. Mas um cronômetro ou calculadora não são suficientes, ou pelo menos é o que a indústria prega. Hoje os relógios passaram a ser uma segunda tela para seu smartphone.

A LG lançou recentemente seu novo relógio inteligente, o LG G Watch R, que tem design clássico, como o Moto 360, mas conta com um display 100% circular. Veja abaixo as nossas impressões sobre ele:

Aparência e especificações

feature-smart-watch-esportivo

O LG G Watch R é um smartwatch que roda o Android Wear, o sistema operacional desenvolvido pelo Google para dispositivos vestíveis (os famosos wearables), baseado no Android.

O detalhe que mais chama atenção à primeira vista é a tela, com tecnologia OLED touch capacitiva de 1.3 polegada 100% circular com 320×320 de resolução. Em relação a tela do Moto 360 – smartwatch da Motorola – tudo parece melhor no relógio da LG, com um contraste bem profundo e saturação bem melhor que a maioria das telas de AMOLED. Por causa de seu fundo perfeitamente preto, ele consegue simular perfeitamente um relógio analógico deixando o Moto 360 para trás nesse quesito, além disso, brilho e visibilidade em ambiente externo não são problemas para ele.

O único porém está na dificuldade que a borda da tela, mais alta, traz para o toque com os dedos. Fica ligueiramente menos prático do que o uso no Moto 360, que optou por bordas mais discretas.

Seu design clássico e ao mesmo tempo esportivo,  o faz parecer mais amigável que outros smartwatches, pois possui um design já familiar. O corpo dele é bem robusto, a parte inferior do relógio é de plástico e acomoda o sensor de batimentos cardíacos e o conector magnético de recarga. O relógio possui certificação IP67, que significa que é à prova de respingos de água e entrada de poeira.

Mesmo assim, talvez a escolha de design tenha sido um pouco menos arriscada que a da Motorola para o Moto 360. Em comparação, o relógio da Motorola parece mais moderno e minimalista que o LG G Watch R, sendo que este último pode dar a impressão de ser um relógio de brinquedo.

large-08

As pulseiras são do tamanho universal, então você pode trocar em qualquer relojoaria pela opção que mais lhe agrada, simples assim. Esse é um ponto a ser considerado, pois a LG resolveu não criar um formato de pulseira totalmente diferente do padrão para lucrar com as vendas.

feature-smart-watch-custimize

Por baixo do capô estão um processador Snapdragon 400, 512MB de memória RAM e uma bateria Li-Ion de 410 mAh, que é suficiente para passar o dia inteiro sem precisar de carga, de acordo com Vlad Savoveditor do The Verge que fez o review: “Eu sou capaz de usar 24h completas, mesmo em dias bem ativos, antes que a bateria do relógio seja completamente drenada. Isso dificilmente elimina a ansiedade adicional de saber que tenho ainda mais um gadget para carregar todos os dias,  mas ao menos coloca o G Watch R na realidade de ser plausível a sua utilização diariamente“.

Uso, Android Wear e Google Now

feature-smart-watch-notificacoes

O relógio tem 100% de compatibilidade com qualquer smartphone Android a partir da versão 4.3 Jelly Bean, mas não conversa com outros sistemas. Se você tem um iPhone ou Windows Phone, nem pense em comprar um relógio desses, pois para o Google relógios inteligentes não foram pensados para fazer coisas novas, e sim fazer o que seu smartphone, leia-se Android, já faz, só que de forma mais rápida e prática. O relógio assume um papel de “estação primária de notificações da minha vida online” pelas palavras de Vlad.

compatibilidade-smart-watch-r

Além das mensagens óbvias do Gmail, outros aplicativos permitem notificações push no relógio – como Twitter e Trello –  fazendo aparições na tela. Alguns aplicativos permitem responder diretamente do relógio, mas de forma limitada, a maioria se limita a pedir para “Abrir no Smartphone”.

Os comandos de voz poderiam ser um grande aliado ao relógio, mas para Vlad, eles são muito limitados e consistentemente frustrantes. O Android Wear consegue identificar bem um comando como “Definir alarme para 5 minutos”, mas tropeça quando são faladas algumas palavras a mais. Ele não consegue escrever uma nota no Google Keep e pontuá-la corretamente ou identificar as sentenças. 

A ideia de apenas se direcionar ao pulso, gravar uma nota e permanecer com as mãos livres é uma boa sacada. A interação com as mãos livres é um campo onde os smartwatches tem tudo para ganhar espaço. Infelizmente, o Android Wear só tem a ideia certa, não a execução correta.

Os Cards de notificações do Google Now também são mal implementados na plataforma para funcionar bem em telas circulares, pois os cards são quadrados e a tela redonda. Nas palavras de Vlad, a interface se trata de “Uma lagoa redonda preenchida com formas de vida quadradas“. As notificações de e-mail também são prejudicadas, pois são exibidas na parte de cima do display, e ficariam perfeitas numa tela quadrada, mas no relógio da LG aparece apenas parte do nome do remetente. O mesmo acontece com a previsão do tempo. 

Quer se trate de LG ou Google, ‘alguém’ deveria ter reformulado esses alertas para fazer melhor uso de uma tela redonda” frisou Vlad. 

large-03

Duas funções que se destacam são: os controles de música e câmera. Basta abrir o aplicativo de câmera do celular que o relógio vibra no pulso e se transforma num botão de acionamento gigante. Depois de tiradas, as fotos podem ser visualizadas no relógio.  Já para controlar a música, o Android Wear se mostra simples e eficiente. O relógio pode controlar volume e passar faixas. Mas nada que um bom fone de ouvido com controles não faça.

Considerações finais

O LG G watch R é pioneiro na evolução do Android Wear, mas não adiciona o suficiente como um acessório para seu smartphone ou como um relógio de pulso inteligente para justificar seu preço. Talvez fosse mais correto precificá-lo com um valor abaixo ou igual ao do Moto 360. O smartwatch da LG custa, em média, 200 reais a mais do que o concorrente da Motorola, sem que isso signifique melhor experiência ou qualidade.

Porém, em se tratando de relógios, escolha entre um modelo ou outro pode ser decidida pelo estilo do usuário. Para os mais tradicionais, o LG G Watch R pode ser o escolhido. Para os mais modernos, talvez o Moto 360 seja a melhor opção.

A chegada do LG G Watch Urbane ao Brasil, novo modelo da empresa, pode tornar o G Watch R mais barato em breve. Então, vale a pena ficar de olho nos descontos oferecidos pelas lojas.

PONTOS POSITIVOS

  • Uma bela tela OLED que faz tudo parecer melhor;
  • Construção sólida;
  • Tem alguns truques para usuários Android;
  • Relógios redondos são objetivamente melhores que os quadrados;

PONTOS NEGATIVOS

  • O Android Wear ainda é um sistema incompleto;
  • Incompatível com iPhone (ainda) e Windows Phone;
  • As bordas do relógio atrapalham o toque na tela;
  • A duração de bateria chega a ser melhor que a do Moto 360, mas ainda é insuficiente;

LG G Watch R

R$ a R$ 1.199,001.299,90
LG G Watch R
7.74

Tela

10/10

    Design

    9/10

      Hardware / Bateria

      8/10

        Usabilidade

        7/10

          Custo X Benefício

          5/10

            Pros

            • Display totalmente circular
            • Estilo esportivo
            • Tela OLED, brilhante e nítida

            Cons

            • Sistema Android Wear ainda precisa de melhorias
            • Bateria apesar de melhor que o 360, ainda deixa a desejar
            • Não possui carregamento sem fios
            • Bordas atrapalham o uso da tela
            • Preço alto

            Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

            Comentários

            Mais de Android

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top