Conecte-se conosco
smt-Avenida-Inteligente-Londrina-PR

Ciência e Tecnologia

Londrina terá a primeira “avenida inteligente” do país

Aderindo ao conceito das smart cities, Londrina anuncia a construção da primeira “avenida inteligente” do Brasil

Presente no dia a dia de bilhões de pessoas pelo mundo, a tecnologia também passa a ser integrada no ambiente coletivo das cidades. A cada dia surgem novas soluções que visam melhorar as condições de convivência no espaço urbano.

No Brasil, também começamos a ver os primeiros sinais das smart cities (cidades inteligentes), como o caso de Londrina, cidade paranaense localizada no norte do estado, que acaba de anunciar um ambicioso projeto para a construção da “primeira avenida inteligente do país.

Os últimos detalhes foram acertados pelos diretores da Sercomtel, companhia de telecomunicações local, após se reuniram com representantes das multinacionais PromonLogicalis e General Electric (GE). Após o encontro, foi definido um projeto piloto com integração de diversas tecnologias em uma plataforma de recepção e transmissão de dados. A avenida Ayrton Senna, na região sul da cidade, foi escolhida para receber a iniciativa por já contar com estrutura pronta de fibra óptica.

smt-Avenida-Inteligente-Avenida-Ayrton-Senna

Avenida Ayrton Senna em Londrina (PR).

A avenida inteligente contará com 50 luminárias de LEDcâmeras de alta definição e uma série de sensores que poderão medir, desde a quantidade de vagas de estacionamento disponíveis na via até o nível de ocupação de lixeiras, bueiros e a qualidade do ar. A via também terá sinal Wi-Fi gratuito em toda extensão, com internet de alta velocidade e painéis em pontos de ônibus com informações em tempo real do itinerário e simulações de trajetos para os usuários.

Um painel eletrônico também será instalado na avenida inteligente, trazendo as informações de tráfego, temperatura, vagas de estacionamento disponíveis, entre outras informações úteis à população. A Sercomtel também estuda a criação de um aplicativo para disponibilizar as informações. O projeto foi encaminhado para a área jurídica da empresa, para acertar os detalhes legais sobre a parceria com as multinacionais.

A previsão é que as instalações comecem em 60 dias.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top