Conecte-se conosco
logo

Ciência e Tecnologia

Lumi: o StumbleUpon automatizado

Qual seria a sua opinião sobre um programa que ao invés de rastrear músicas, registrasse todos os URLs de páginas da internet que você visita? Conheça o Lumi, irmão mais bisbilhoteiro do Last.fm…

É impressionante a qualidade das recomendações de músicas do Last.fm. O serviço é simplesmente bom demais. Mas o sucesso tem um preço: para funcionar tão bem assim, o serviço exige uma boa dose de invasão de privacidade, registrando qualquer música que ouço no browser, media player e smartphone.

Para internautas preocupados com questões de privacidade, instalar um programa desses pode ser “pedir demais”. Mas, eu pessoalmente não me importo no caso do Last.fm, porque no final das contas, o serviço rastreia apenas as minhas músicas, se mantendo longe de outras informações mais restritas.

Mas… pisando um pouco mais no calo dos mais reservados, qual seria a sua opinião sobre um programa que ao invés de rastrear músicas, registrasse todos os URLs de páginas da internet que você visita? Conheça o Lumi, irmão mais bisbilhoteiro do Last.fm:

Lumi, serviço lançado pelos mesmos fundadores do Last.fm, é uma extensão para navegadores de internet (Firefox, Chrome) que rastreia todos os URLs de páginas que você visita, para então oferecer recomendações de conteúdo com base em seu comportamento online.

Ao instalá-lo, a extensão irá anonimante enviar para os computadores da empresa a lista dos URLs que você acessou. Com o tempo, o Lumi será capaz de recomendar outros conteúdos interessantes, similares aqueles que você diariamente acessa na web. As recomendações são feitas com base na análise de seu comportamento como internauta, em comparação com os hábitos de outros usuários do serviço.

Com essa premissa, o Lumi chega para sacudir o mercado dos serviços de recomendação de conteúdo. Se você está acostumado a usar ferramentas como o StumbleUpon, sabe o quanto é chato ter que preencher longos formulários informando suas preferências de leitura. Avaliar páginas e blogs com estrelinhas também é maçante. Com o Lumi, você ainda pode adicionar estrelinhas às suas páginas de conteúdo preferidas, mas na maior parte do tempo a extensão trabalhará automaticamente.

E a privacidade?

O maior desafio à adoção de extensões de monitoramento de tráfego, é assegurar aos usuários que seus dados pessoais não serão utilizados para fins nocivos. Nesse ponto, o Lumi é bem insistente no que diz respeito a garantir a total segurança dos dados coletados pela extensão.

Por segurança, a extensão registra somente o URL da página e nada mais. O conteúdo da mesma é completamente ignorado, e a análise de URLs é válida somente para páginas publicas (não afeta sites protegidos por senhas como o Facebook, Twitter e sua conta de e-mail). Além disso, todos os dados enviados pela extensão  são anônimos e é impossível para qualquer terceiro isolar seu histórico de navegação individual no banco de dados do serviço.

Como se inscrever?

Lumi foi lançado no dia 4 de dezembro, mas recebeu tantos acessos nos últimos dois dias, que o download da extensão agora precisa ser liberado mediante convite. Para cadastrar-se, é necessário visitar o site www.lumi.do.

Eu já me cadastrei e, assim que conseguir acesso, escreverei mais aqui. Mas, considerando que os criadores da extensão já provaram seu talento através do Last.fm, sei que novidades muito interessantes estarão presentes no pacote. Ainda, o que realmente que me interessa é analisar a reação dos usuários a um serviço de recomendações tão invasivo.

Por isso, faço novamente a pergunta:

Você estaria disposto a deixar o Lumi registrar todo seu histórico de navegação online em troca de receber mais recomendações sobre posts de blogs e MEMEs de gatinhos sorridentes? Expresse-se através da ferramenta de comentários abaixo.

Empreendedor da internet, sempre de olho nas melhores inovações de T.I. e novos modelos de negócios online.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top