Conecte-se conosco

Apple

Mac OS X Mountain Lion: seja bem-vindo!

A Apple adora pegadinhas que, as vezes, chegam sem mais nem menos. Quem tem uma conta de desenvolvedor e acessa sites estrangeiros relacionados com a marca da  maçã sabia que algo estava por vir, mas não tão rápido! Confesso que fui pego no susto quando a Apple anunciou o Mountain Lion (novo nome dado a versão 10.8 do Mac OS X) e pouco tempo depois liberou o primeiro release para download no Developer Preview.

É óbvio a intenção da Apple: unificar o iOS e Mac OS X.  Assim, a experiência do usuário ficaria ainda mais interessante, isso sem falar nas facilidades do sistema voltado pra nuvem com o iCloud.

São muitas as novidades segundo a Apple – mais de 100 mudanças no sistema. Basta ler sobre todas as novidades para ficar empolgado.

O Mountain Lion tem um suporte maior para gestos no trackpad, recursos diferenciados para usuários Chineses e novas APIs para desenvolvedores.

No Mountain Lion, o Notas (Notes) e Lembretes (Reminders) ganharam apps específicos. Atualmente no Lion, o Notas encontra-se dentro do Mail e o Lembretes dentro do iCal. Nada mais coerente do que separá-los para ficar bem ao estilo iOS.

Além deles, o sistema ainda conta com:

  • Twitter integrado que permite integração da rede social com todo o sistema;
  • Share Sheets que, como no iOS, facilitam bastante o compartilhamento de imagens, vídeos ou links direto de um app;
  • Sistema de Notificações (Notification Center) que reúne todas as informações e alertas de apps como emails do Mail, tarefas do app Lembretes, Calendários e Mensagens;
  • O Game Center que permitirá partidas multiplayer independente da plataforma usada (OS X ou iOS);
  • Mensagens (Messages) que veio para substituir o iChat, permitindo enviar ilimitados SMS entre Mac, iPad, iPhone e iPod Touch que estejam com o iOS 5, lembrando que este já possui um Beta para Download para usuários do Lion;
  • AirPlay Mirroring, um recurso interessante e que particularmente eu sou fã no iPad, onde você pode espelhar a sua tela diretamente em uma TV, através da AppleTV, completamente sem fio. Ótimo para visualizar fotos e vídeos via stream, direto do seu Mac;
  • Gatekeeper que permite um maior controle dos softwares instalados em seu Mac. Por padrão, você pode instalar aplicativos vindos da Mac App Store, porém isso pode ser configurado da seguinte maneira:
  1. Somente instalar apps da Mac App Store;
  2. Instalar Apps de outras fontes, mas que sejam assinados com um Developer ID;
  3. Instalar qualquer App, assinado ou não.
Veja o vídeo de algumas das novas features do novo sistema:

Pessoalmente, eu acho que o sistema vai ser incrível. Vou baixar o Developer Preview e postar as minhas impressões em um futuro post.

Até breve.

Atualmente Analista de Suporte Linux no Governo do Estado de Sergipe, Apple Evangelist de carteirinha, em minha coleção existem vários brinquedinhos vindos da poderosa Maçã. Pai e esposo dedicado e amante da velha guarda do Rock N' Roll.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top