Conecte-se conosco
smt-android-wea-rupdate

Android Wear

Mais inteligente ainda! Confira a atualização do Android Wear

Google anunciou uma grande atualização do Android Wear. Além das tradicionais correções de bugs e melhorias de desempenho, o update traz muitas novidades

Os smartwatches são, sem dúvidas, o dispositivo que mais vem atraindo atenção de fabricantes e consumidores. De olho na demanda, o Google anunciou nesta segunda-feira (20/04) uma grande atualização do Android Wear. Além das tradicionais correções de bugs e melhorias de desempenho, a principal novidade é o suporte para conexões WiFi, que possibilitará a utilização do dispositivo independente de um smartphone.

O Android Wear é um sistema operacional gratuito, desenvolvido pelo Google, destinado para wearables (dispositivos vestíveis) como os smartwatches Samsung Gear, LG G Watch e Moto 360, etc. O aplicativo conecta o relógio inteligente a um celular Android e permite que se execute uma série de tarefas como leitura de mensagens, reprodução de música e notificações de compromissos. Com a nova atualização, além de ter ficado livre da obrigatoriedade de ter um smartphone sempre por perto, o usuário passará a contar com uma série de recursos como:

Desenhe seus próprios emojis (Emoji Draw)

Provavelmente uma das partes mais divertidas da atualização é o novo suporte para desenhar emojis. Em vez de responder com um caractere padrão, será possível desenhar uma figura e o Android Wear fará o melhor possível para reconhecê-la e convertê-la em um emoji.

Na prática, esse recurso acaba sendo divertido para todos os usuários, já que permite uma maior personalização das mensagens, proporcionando aos usuários bons de traço um meio de exibir suas habilidades. Por outro lado, é divertido também para aqueles que não são tão bons em desenhar e que acabam por criar emojis realmente engraçadas.

Sempre Tela

Outra novidade da atualização do Android Wear é a função “Sempre Tela” que permite a seleção dos aplicativos que ficarão ativos (até segunda ordem) no seu dispositivo. O novo recurso evita que a tela do smartwatch desligue, assim, da mesma forma que acontece em um relógio tradicional, o usuário não precisa tocar na tela, girar ou agitar o dispositivo para ver as horas. A tela estará sempre mostrando o horário para você.

O recurso também vale para os aplicativos. Eles ficarão sempre visíveis quando estiverem sendo usados. Você pode abaixar o braço que eles continuarão sendo mostrados no display, porém com um brilho diminuído para poupar bateria. O recurso pode ser especialmente útil para executar tarefas como listas de compras, aplicativos de fitness e ouvir músicas.

Mãos Livres (Wrist Gestures)

smt-android-wear-wrist-gesture

A outra mudança muito interessante trazida pela atualização do Android Wear é a forma como o usuário poderá interagir com a tela. A atualização adiciona um novo sistema de gesto que permite naveguar no relógio sem tocar na tela. Agora é possível pular para a próxima mensagem da sua lista com um movimento de pulso para esquerda (observe o GIF acima). Fazendo o mesmo gesto para direita, ele voltará ao item anterior.

O novo recurso, sem dúvida, pode tornar os dispositivos Android mais agradáveis de se usar, mas também poderia causar situações embaraçosas em caso de gestos acidentais. Em relação a essa questão, os desenvolvedores dizem que a equipe fez muitos testes para evitar este tipo de problema, e diz que ser difícil ocorrer tal engano. Ainda assim, é possível simplesmente desativar o recurso.

Conexão WiFi

smt-Android-Wear-Wifi

Com a nova versão do sistema operacional Android Wear, a conexão por Bluetooth não será mais a única forma de fazer com que os smartphones e smartwatches interajam, dando aos usuários muito mais liberdade na sua utilização. Por causa do suporte às conexões WiFi, os smartwatches podem ser usados para acessar notificações de celulares que estão em outros lugares. 

Será possível deixar o smartphone em casa e ir correr só com o relógio, por exemplo. Quando estiver conectado a uma rede sem fio, os dispositivos também poderão ter acesso a tudo que acontece no celular. Além de ver as notificações, ainda será possível enviar mensagens e usar seus aplicativos favoritos.

Disponibilidade

smt-LG-G-G-Watch-R-Urbane

O LG Watch Urbane será o primeiro dispositivo a receber a atualização do Android Wear

Os novos recursos estarão disponíveis nos 7 smartwatches que utilizam o Android Wear como sistema operacional. As atualizações serão feitas por meio de distribuições OTA (Over-the-Air) e atingirão a todos os consumidores que já possuem os aparelhos. O primeiro modelo a ser atualizado é o LG Watch Urbane, que ainda não está disponível para comercialização no Brasil. Logo em seguida, a atualização será lançada para todos os relógios com Android Wear. No Brasil, o Moto 360, LG G Watch e Sony SmartWatch 2 são os smartwatches que estarão aptos a receber a atualização do sistema operacional.

Fonte: The Verge

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Android Wear

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top