Malware android

Malware “HummingBad” infecta mais de 10 milhões de dispositivos Android

Avatar de erico abdala

Malware mobile

Antes restrito apenas aos desktops e notebooks, os vírus e programas nocivos são uma realidade cada vez mais comum nos mobiles. Segundo um levantamento feito pela empresa de segurança cibernética Check Point, mais de 10 milhões de dispositivos com sistema Android já foram infectados desde fevereiro por um malware chamado HummingBad.

O vírus foi descoberto em fevereiro e, desde então, tem sido seguido pela empresa. Ao que tudo indica, o HummingBad é particularmente perigoso se levado em conta seus criadores: um grupo de desenvolvedores baseados em Pequim, na China, chamado Yingmob, que por ter uma atuação mista, é difícil de ser rastreada.

Versões do Android mais afetadas

Grafico sistemas

A ameaça pode atingir todas as versões do Android, desde a recente versão Marshmallow a outras mais antigas. Porém, as que estão sofrendo mais com o HummingBad são as atualizações KitKat e Jelly Bean, com 50% e 40% das vítimas, respectivamente (confira na imagem acima). Oficialmente, a Yingmob trabalha com análise de propagandas “tem diversos times desenvolvendo ferramentas de rastreamento e plataformas de propaganda“, sendo o time responsável pela criação do HummingBad é formado por quatro grupos que somam 25 funcionários.

Para infectar os usuários, o malware instala um software, chamado rootkit, nos dispositivos Android, dando acesso de administrador aos invasores. Dessa forma, a fraude a partir do HummingBad geraria receitas de 290 mil euros mensais. O software malicioso é capaz de exibir cerca de 20 milhões de propagandas e instalar mais de 50 mil aplicativos diariamente.

Países mais afetados

Grafico paises

Segundo o levantamento feito pelo grupo responsável por essa descoberta, até o momento há relatos de que os países mais afetados pelo HummingBad foram China, Índia e até mesmo o Brasil (confira na imagem acima).

Apesar de ser acompanhado pela Check Point desde fevereiro, até o momento ainda não há nenhuma informação sobre como remover o HummingBad caso venha a instalá-lo em seu dispositivo, por isso recomenda-se aos usuários Android (especialmente das versões mais afetadas) que redobrem a cautela.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados