Conecte-se conosco

Android

Malware “HummingBad” infecta mais de 10 milhões de dispositivos Android

Malware Mobile

Antes restrito apenas aos desktops e notebooks, os vírus e programas nocivos são uma realidade cada vez mais comum nos mobiles. Segundo um levantamento feito pela empresa de segurança cibernética Check Point, mais de 10 milhões de dispositivos com sistema Android já foram infectados desde fevereiro por um malware chamado HummingBad.

O vírus foi descoberto em fevereiro e, desde então, tem sido seguido pela empresa. Ao que tudo indica, o HummingBad é particularmente perigoso se levado em conta seus criadores: um grupo de desenvolvedores baseados em Pequim, na China, chamado Yingmob, que por ter uma atuação mista, é difícil de ser rastreada.

Versões do Android mais afetadas

Grafico Sistemas

A ameaça pode atingir todas as versões do Android, desde a recente versão Marshmallow a outras mais antigas. Porém, as que estão sofrendo mais com o HummingBad são as atualizações KitKat e Jelly Bean, com 50% e 40% das vítimas, respectivamente (confira na imagem acima). Oficialmente, a Yingmob trabalha com análise de propagandas “tem diversos times desenvolvendo ferramentas de rastreamento e plataformas de propaganda“, sendo o time responsável pela criação do HummingBad é formado por quatro grupos que somam 25 funcionários.

Para infectar os usuários, o malware instala um software, chamado rootkit, nos dispositivos Android, dando acesso de administrador aos invasores. Dessa forma, a fraude a partir do HummingBad geraria receitas de 290 mil euros mensais. O software malicioso é capaz de exibir cerca de 20 milhões de propagandas e instalar mais de 50 mil aplicativos diariamente.

Países mais afetados

Grafico Paises

Segundo o levantamento feito pelo grupo responsável por essa descoberta, até o momento há relatos de que os países mais afetados pelo HummingBad foram China, Índia e até mesmo o Brasil (confira na imagem acima).

Apesar de ser acompanhado pela Check Point desde fevereiro, até o momento ainda não há nenhuma informação sobre como remover o HummingBad caso venha a instalá-lo em seu dispositivo, por isso recomenda-se aos usuários Android (especialmente das versões mais afetadas) que redobrem a cautela.

Continue lendo

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

mx anywhere 2

GADGETS

Review: Mouse Logitech MX Anywhere 2

Por 20 de março de 2017
Ar condicionado de mesa Evapolar. Cor branco
Review: Nintendo Switch é puro potencial

Ciência e Tecnologia

Review: Nintendo Switch é puro potencial

Por 3 de março de 2017
SSD WD Blue 1TB review

Comparativo

REVIEW: SSD WD BLUE da Western Digital

Por 23 de fevereiro de 2017
galaxy a5 2017

Android

Review do Galaxy A5 2017: Galaxy S7, é você?

Por 20 de fevereiro de 2017

Cultura Geek

Tutoriais

Subir