Conecte-se conosco
iMac retina

Apple

Novo malware infecta Macs em segundos, mesmo sem conexão com internet

Um novo malware para Mac infecta iMacs, Macbooks e Macs Mini mesmo sem conexão de rede, ele é transmitido por periféricos infectados plugados na máquina

iMac retina

Computadores da Apple sempre foram sinônimo de segurança, isso porque seu firmware jamais tinha sido comprometido ou invadido por algum vírus ou malware, até agora, infelizmente.

Um novo worm (veja a explicação sobre worm mais embaixo), chamado de Thunderstorm 2, algo como “A segunda tempestade de raios” em tradução livre, consegue infectar a BIOS de um Mac e não pode ser removido com uma formatação do sistema, nem mesmo substituindo o HD, já que ele fica gravado no chip de memória que contém a BIOS e fica na placa mãe do computador.

Os worms são um tipo de malware que se espalha automaticamente entre máquinas conectadas na mesma rede, por isso, é a categoria mais temida de software malicioso, mas esse é ainda pior: Ele pode se espalhar por Macs, sem uma conexão de rede.

Se você conectar um periférico que possua memória ROM no seu Mac, como o Adaptador de Thunderbolt para Gigabit Ethernet da Apple, o Thunderbolt 2 irá se transferir e assim infectar outros computadores onde esse acessório for conectado. Veja um vídeo que demonstra como o worm se espalha:

Esse tipo de vulnerabilidade é muito perigosa, pois pode se alastrar e infectar máquinas do mundo inteiro com a venda de placas de rede infectadas no Ebay ou pegando um acessório infectado e plugando em seu computador.

Além de se espalhar dessa maneira, ele pode infectar a máquina do usuário sendo baixado da internet em sites suspeitos.

A vulnerabilidade pode atingir tanto iMacs, como Macbooks e Mac Mini, mas não afeta iPhones, iPads e iPods. Uma maneira de prevenir de ser infectado é não usar periféricos emprestados, mesmo que seja de um amigo, ou comprados em sites que não sejam o da Apple, até que ela resolva o problema.

Também evite navegar em sites que pareçam suspeitos, que mostram alguma promoção muito surreal, ou pedem para baixar algo em seu computador, como “as fotos daquela festa”.

Na dúvida, veja nosso tutorial que ensina como descobrir se um link é seguro.

A Apple ainda não se pronunciou sobre quando terá uma correção para essa grave falha em seu sistema.

Fonte: TNW

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top