Conecte-se conosco
Facebook-Home-Leak-2

Android

Mark Zuckerberg apresenta aplicativo “Facebook Home” para o Android

Mark Zuckerberg, CEO da rede social Facebook, apresentou hoje um novo aplicativo de gerenciamento de telas (app launcher, em inglês) para o sistema Android, chamado Home…

Estamos fazendo algo mais profundo que um aplicativo, disse Mark Zuckerberg / JUSTIN SULLIVAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Mark Zuckerberg, CEO da rede social Facebook, apresentou hoje um novo aplicativo de gerenciamento de telas (app launcher, em inglês) para o sistema Android, chamado Home.

A novidade deverá ser disponibilizada a partir do próximo dia 12 para os modelos HTC One X, HTC One X+, Samsung GALAXY S III e Samsung GALAXY Note II, seguida pelo suporte ao Galaxy S4 e outros modelos de Androids nos meses subsequentes.

Android Galaxy S3 Facebook Home

De acordo com Zuckerberg, o Android foi escolhido para receber a novidade por ser um sistema aberto, livre de impedimentos e restrições à integrações. Com este lançamento, ele afirma que foram repensados diversos dos componentes principais da rede social, de forma a funcionar perfeitamente com o sistema do robozinho.

A “família de aplicativos” Home, permitirá que o usuário navegue por histórias e clique-as para “curtir”, além de outros recursos. Todas as interações foram pensadas para passar a sensação de que este é mais do que um aplicativo de terceiros, mas sim um sistema completo.

Facebook-Home-Leak-2

Principais Características:

Assim que você ligar o smartphone, verá o Cover Feed (notícias de capa, em tradução livre), uma central de notícias similar às apresentada em outro app conhecido, o Flipboard. Usuários poderão ver nela notificações de status e imagens publicadas por amigos e parentes.

Ainda, existe um app launcher que mostra alguns dos principais aplicativos que você usa, juntamente com links favoritos de páginas que você costuma navegar. Tudo pode ser organizado de acordo com as preferências do usuário.

Com o Home, a comunicação é feita através de “Chat Heads” (cabeças de conversação, em tradução livre), que funcionarão como um serviço de mensagens mais integrado ao sistema do smartphone. Este serviço funcionará com o app Facebook Messenger e com o aplicativo de mensagens (SMS) padrão do Android, fazendo com que, segundo Zuckerberg, o usuário “consiga falar com seus amigos independente de onde esteja no smartphone”.

Como instalar o Home?

Se você tem a versão mais recente dos aplicativos Facebook e Facebook Messenger, os desenvolvedores confirmam que a atualização chegará automaticamente através da loja Google Play. Mark Zuckerberg afirmou que as atualizações do app serão constantes, tornando-o uma plataforma perfeitamente funcional nos mais diversos tamanhos de smartphones e tablets Android – ainda que não exista conformação para suporte à tablets neste primeiro momento.

Parceiros:

Para o lançamento deste novo launcher, o Facebook propôs uma parceria com diversos fabricantes como a AT&T, HTC, Orange, Samsung, EE, Qualcomm, Huawei, Sony, ZTE, Lenovo e Alcatel Onetouch.

A operadora de telefonia AT&T e a fabricante taiwanesa HTC serão as primeiras a criar smartphones especialmente pensados no uso do Home. Na mesma apresentação, Peter Chou, CEO da HTC, anunciou o lançamento do smartphone HTC First, criado com base nessa premissa e comercializado exclusivamente pela AT&T.

E o Facebook Phone?

“Nós não fabricaremos um smartphone. Não é a estratégia correta para nós construirmos um sistema completo. Digamos que fabricássemos e que fossem vendidas 10 milhões de unidades – isto representaria apenas 1% dos nossos usuários (do Facebook). Quem se importaria?”, disse Zuckerberg sobre os rumores da fabricação de um smartphone pelo Facebook.

Facebook Phone

Para saber mais sobre, visite a página oficial do Facebook Home.

**** Atualizado em 08/04/2013: Arquivos de instalação do Facebook Home já estão disponíveis neste link.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top