Conecte-se conosco
mastercardbritanica

Ciência e Tecnologia

Mastercard lança projeto para facilitar a forma de pagamento no transporte público

A Mastercard anunciou um projeto que pretende mudar a forma como pagamos pelo transporte público. Em vez de comprar um bilhete, basta usar o próprio cartão de crédito, débito, pré-pago ou o próprio smartphone. E basta aproximá-lo da máquina de cobrança para efetuar a transação (sem contato), o que pode diminuir as filas e aumentar a eficiência do sistema como um todo.

Com essa estratégia, a Mastercard pretende acabar com as filas para comprar bilhetes. Além de, claro, poupar o tempo do consumidor, já que elimina a necessidade de pagar com dinheiro. Inicialmente previsto para funcionar em São Paulo (linha Diadema-Berrini da Metra) e no Rio de Janeiro (Central do Brasil – principais estações do ramal Deodoro) no mês de outubro, a Mastercard planeja leva-lo para a região metropolitana de Curitiba em novembro.

onibus_metra-700x408

A linha Metra será uma das primeiras a aceitar o sistema de pagamento sem contato da Mastercard.

Em seguida, expandir o sistema de pagamento com cartão sem contato para as principais capitais do país que contam com sistema ferroviário e terminais de ônibus até dezembro de 2017. O objetivo da Mastercard é claro: combater o dinheiro em espécie. Seja usando o sistema da própria empresa ou com carteiras digitais de smartphones, o projeto quer diminuir os custos de operação e logística de movimentação de cédulas.

Um grande mercado

Segundo a Mastercard, esse mercado representa R$ 80 bilhões por ano. Desse total, 30% (24 bilhões) são transações realizadas em dinheiro, trazendo custos de operação, problemas de troco e falta de segurança.

Segundo Alexandre Brito, vice-presidente de Desenvolvimento de Aceitação, Varejo e Novos Negócios da Mastercard Brasil e Cone Sul,  “Ao proporcionar aos usuários acesso a formas de pagamento simples, seguras e convenientes, sem longas filas, sem senhas e sem complicação o resultado é uma melhor experiência na vida do consumidor e na sua relação com a nossa marca”.

Para tornar essa integração possível, a Mastercard integrará o sistema de pagamentos já existente (Miframe) com o EMV (sistema de pagamento sem contato utilizada pelas operadoras de cartão). Em carteiras digitais, temos o Samsung Pay, que já oferece um sistema de pagamento sem cartão. Isso inicialmente, já que novas carteiras digitais podem ser adicionadas no futuro (como o Apple Pay).

Apaixonado por livros e ávido devorador de conteúdo, passa um bom tempo separando o que é informação e o que é ruído.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top