Connect with us
Medium segue Snapchat e cria "Series", histórias que podem durar para sempre

Android

Medium segue Snapchat e cria “Series”, histórias que podem durar para sempre

A chegada do novo recurso nos diz algo sério sobre as “histórias” do Snapchat: elas ganharam força, e agora estão adentrando outras plataformas

Medium segue Snapchat e cria "histórias" que podem durar para sempre

Medium segue Snapchat e cria Series, histórias que podem durar para sempre

Você provavelmente já deve ter se deparado com as histórias do Snapchat, que logo foram ligeiramente “copiadas” para o Instagram, e para o Facebook Messenger, e para o WhatsApp… enfim. Pois bem, o Medium anunciou nesta semana que está trazendo um novo recurso chamado “Series“, que basicamente permite aos usuários criarem histórias de uma maneira bem similar a qual estamos falando.

O conteúdo entre todas as plataformas citadas no tópico acima pode não ser o mesmo, e é exatamente aí que o Medium quer explorar. De acordo com uma nota divulgada pela empresa, “os leitores gastam quase cinco milhões de horas por mês no Medium”, e estas histórias criadas podem ser construídas (ou contadas) de modo mais criativo – e é aí que entra o plano do serviço de atrair mais usuários com conteúdo relevante, multimídia e de fácil acesso, ou, em outras palavras, sem “ler” o tempo todo, de fato.

O recurso Series pode funcionar da seguinte maneira: você cria/conta a sua história para os seus seguidores, e pode escolher se ela será excluída posteriormente ou se ela permanecerá atrelada ao seu perfil para sempre.

Contando histórias com mais conteúdo

Medium segue Snapchat e cria "histórias" que podem durar para sempre

O Series é um recurso bem interessante e que pode facilmente ser adotado em massa pelos usuários da plataforma.

Sim, o Series é idêntico ao que temos no Snapchat. A diferença aqui é que no Medium você é capaz de contar “histórias mais profundas e significativas, que se desenvolvem ao longo do tempo“. Como já mencionado anteriormente, as histórias podem ser mantidas para sempre, e dependendo do contexto elas podem estar acompanhadas de muito “ruído”. No Medium, os usuários poderão atualizar e compartilhar ideias mais complexas que podem ser atualizadas sempre que quiser.

De acordo com Katie Zhu, membro da equipe de produto e engenharia do Medium, a empresa está dando o “primeiro passo rumo à construção de uma nova maneira de ler o Medium, que é sem costura e feita em série.

Ainda tratando-se do recurso em si, é possível criar a sua história com textos ou imagens para que elas sejam publicados no Medium. E, assim como no Snap, você sempre verá a série de uma pessoa de onde você parou pela última vez. A parte legal é que você também pode fornecer um feedback ao autor clicando em um botão onde ele verá “palmas” (com emojis, claro).

E, assim como em qualquer outro lugar, o contexto das histórias pode naturalmente variar para os usuários, então espere ver histórias das férias de um amigo e/ou uma ideia forte de alguma pessoa defendendo uma causa específica.

Ninguém resiste ao conteúdo interativo

Muita gente conhece o Medium, e muita gente utiliza a plataforma somente pelo celular. Como citado no início deste artigo, milhões de usuários mensais poderão ter acesso ao conteúdo criado pelo novo recurso, que fala muito mais sobre a “cópia” em cima do Snapchat do que aparenta.

A plataforma funciona bem e as pessoas deixaram de assimilar tudo a uma espécie de blog. Com isto, o meio utilizado pelos escritores, no caso os textos dentro da rede, ganharam força, mas sempre há uma maneira de “contar mais”. Esta “vitrine” criada para exibir conteúdo está cada vez mais interativa, o que por sinal é muito bom. Com isto os autores terão mais liberdade de ilustrar suas histórias, que não por menos poderão ganhar até mesmo mais atenção.

Qualquer um já pode criar e exibir as Series dentro do Medium. Elas podem ser vistas tanto na web quanto no aplicativo para Android ou iOS, atualize já o seu – Google Play ou App Store. Para estrear o recurso com mais atenção, o Medium já exibe conteúdo de pessoas como Melinda Gates, do senador Bernie Sanders, Quincy Larson e Jeff Lewonczyk.

Jornalista (ainda em formação) de tecnologia há alguns bons anos, Wellington acompanhou algumas mudanças bem legais do ramo bem de perto e ainda ama o layout do Nokia N95 – é sério!

Comments

More in Android

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top