Conecte-se conosco
smt-LitMotorsC1-Transito

Automotivo

Meio moto, meio carro, o C-1 da Lit Motors pode revolucionar a forma de se locomover pela cidade

Concebido pela Lit Motors, o C-1 é um compacto elétrico que conta com tecnologia que impede sua queda, além de ter baixo custo de manutenção

smt-LitMotorsC1-Studio

Mobilidade urbana é sempre um assunto em pauta aqui no Showmetech. A necessidade de criar maneiras mais eficientes de se locomover também inspira inventores a encontrar novas soluções para a questão. Uma startup de São Francisco desenvolveu um carro que pode ser um divisor de águas para a indústria automobilística. O C-1  é um híbrido de motocicleta a carro de passeio que poderia garantir cidades mais limpas e silenciosas se fosse adotado em larga escala.

Concebido pela Lit Motors Inc. – uma empresa californiana que desenha carros inovadores e com perfil verde – a principal vantagem do C-1 está no fato de proporcionar a segurança de um carro com a agilidade da motocicleta e — ainda mais importante  a um baixo custo de manutenção. Por se tratar de um veículo elétrico os custos de deslocamento são irrisórios.

Com capacidade para transportar até 2 pessoas, o C-1 foi projetado para não cair (até mesmo quando abalroado ou parado). Isso é possível graças a um sistema de giroscópios eletronicamente controlados, que comandam a direção e motores nas rodas com potência de 40W. O veículo pode atingir impressionantes 190 km por hora, oferecendo uma autonomia que varia entre 240 km a 350 km.

Suas baterias necessitam de 6 horas para recarregar, o que não parece ser um inconveniente para o uso diário. O C-1 também tem compatibilidade com diversas tecnologias de informação wireless, úteis ao condutor, como dados sobre o tráfego e condições climáticas. Outro detalhe importante está no fato do veículo também dar ré, o que melhora significativa o conforto na hora de dirigir o veículo em áreas de manobra, como estacionamentos.

O CEO fundador da Lit Motors, Daniel Kim, não anunciou a data oficial do início da comercialização do C-1, mas a empresa já está aceitando pedidos antecipados. Segundo a última estimativa pública de preços, o veículo custaria cerca de 24 mil dólares (quase 100 mil reais). Com um preço meio salgado, o C-1 não será popularizado tão cedo, seu visual estiloso e hi-tech é uma bela inspiração para um futuro mais móvel.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Automotivo

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top