2014092518450452935

Mercedes mostra caminhão com tecnologia que permite dirigir sozinho

Mercedes-benz - future truck 2025
Mercedes-Benz – Future Truck 2025

A Daimler AG, controladora da Mercedes-Benz, mostrou um caminhão-conceito com tecnologia que pretende revolucionar o transporte rodoviário de cargas no mundo.

Batizado de “Future Truck 2025” o caminhão pode decepcionar os mais entusiasmados por ter linhas externas bem convencionais, com pequenos detalhes atualizados, como câmeras no lugar de retrovisores e leds no lugar de faróis. Mas é na cabine e no uso que as mudanças realmente chamam atenção.

O caminhão se dirige sozinho nas estradas e o motorista é convidado a relaxar e descansar a bordo, girar sua cadeira 45 graus e ler confortavelmente enquanto cruza longas distâncias. Ao se aproximar da saída da estrada o sistema alerta o motorista, para que reassuma o volante e pode, em caso de necessidade, entrar em modo parada de emergência controlada.

Até o momento trata-se apenas de um protótipo, mas a fábrica aposta alto que estará em condições de lançar o veículo comercialmente na próxima década.

Equipamentos autônomos já não são muita novidade, existem usos militares e agrícolas conhecidos e devem estar disponíveis para veículos de passeio por volta de 2020, no entanto, ainda não havia sido cogitada a possibilidade de estender essa tecnologia ao transporte pesado de cargas.

Dirigir nas estradas é uma tarefa arriscada para o ser humano devido à atenção e concentração necessárias por longos períodos e cansaço que isso provoca nos motoristas.

De fato, regular a jornada e principalmente o descanso desses profissionais tem sido uma tarefa constante das autoridades em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil.

A partir dessa constatação e da percepção que dirigir nas autoestradas é fácil para os computadores, pois “não há pedestres ou ciclistas para se preocupar, as velocidades são constantes e as curvas são mínimas” (eles não conhecem as nossas estradas…) a Mercedes chegou ao conceito: “humanos que dirigem menos causam menos problemas”.

O “Caminhão do Futuro 2025” vem equipado com um sistema automatizado, batizado de “Highway Pilot”, algo como piloto estradeiro em uma tradução livre. Segundo o Dr. Wolfgang Bernhard, membro do comitê da Daimler para caminhões e ônibus, o sistema é muito mais seguro, porque “ele nunca está cansado, está sempre cem por centro ativo e atento. Nunca se irrita, nunca se distrai”.

Um conjunto de tecnologias combinadas vai manter o caminhão na faixa de rolagem e à distância segura de outros veículos através de telemetria, câmeras e radares que foram distribuídos de modo a cobrir todo o perímetro do caminhão e tudo que está ao redor dele.

Adicionalmente, como uma redundância de informação, a comunicação entre veículos será capaz de conectar o caminhão a outros veículos que estarão na rodovia e informar a exata localização de cada um ajudando em antecipar reduções de velocidade frente a obstáculos ou liberação da faixa de rolagem para ambulâncias e outros veículos de serviço, por exemplo.

Para completar o equipamento, o reboque será a versão aerodinâmica apresentada pela Mercedes em 2012, que reduz o consumo de combustível em até cinco por cento.

Ao final é importante frisar que todas as tecnologias utilizadas no protótipo já estão maduras e disponíveis, porém a Mercedes-Benz quer ter certeza sobre a segurança dos dados e confiabilidade dos sistemas antes de efetivamente disponibilizar o caminhão autônimo no mercado.

Agora você já pode sonhar em passar pela frente da casa da sua mãe e dizer: “olha mamãe, sem as mãos!” de forma segura e controlada.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados