Conecte-se conosco
meteorito1

Geral

Meteorito atinge região central da Rússia e deixa mais de 1000 feridos [Atualizado: 17/02/2013]

Mais de 500 pessoas ficaram feridas em consequência de um meteorito que atravessou o céu sobre a Rússia nesta sexta-feira (15), lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros…

meteorito1

Atualizado em 17/02/2013 às 17:51hs

Mais de 1000 pessoas, entre elas 200 crianças, ficaram feridas em consequência da queda de um meteorito que atravessou o céu sobre a Rússia nesta sexta-feira (15), lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros.

Moradores que estavam a caminho do trabalho nas proximidades da cidade russa de Chelyabinsk, nos Montes Urais, ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor, de acordo com um correspondente da Reuters na cidade industrial, que fica a 1.500 quilômetros de Moscou.

728155main1_meteor_map-673

O meteorito atravessou o horizonte, deixando um longo rastro branco em seu caminho que podia ser visto a até 200 quilômetros de distância, em Yekaterinburgo. Imagens do evento foram gravadas por diversas câmeras de segurança e motoristas próximos do local:

Queda do meteorito e reação do motorista:

Impressionante gravação do impacto causado pela onda de choque, com o som da explosão:

Outra gravação do impacto e som causados pela onda de choque:

Luz emitida pelo meteorito ao desintegrar-se na atmosfera:

Novamente, luz emitida pelo meteorito ao desintegrar-se na atmosfera:

Outro vídeo da onda de choque:

Vídeo lateral mostrando a queda do meteorito:

Vale lembrar que, segundo informações de astrônomos e observadores, o meteorito que atingiu a Rússia não está relacionado com o grande asteroide que se aproximou da Terra nesta sexta-feira e se converteu na maior aproximação já prevista para um objeto tão grande. O asteroide de 45 metros, batizado de 2012 DA 14, alcançou o ponto mais próximo do planeta aos 27.000 km por volta das 19h25 GMT (17h25 de Brasília), afirmou a NASA, em um comunicado. De qualquer forma, “A distância é bastante grande da Terra e do enxame de satélites terrestres, incluindo a Estação Espacial Internacional”, complementaram os representantes da agência.

Os prejuízos materiais foram provocados pela chuva de detritos que ocorreu quando o meteoro se desintegrou e que, quando chocaram com o solo, provocaram ondas de choque que partiram vidros e janelas. Estima-se que o impacto tenha liberado energia equivalente a 500 quilotons (0,5 megaton). Veja abaixo os últimos dados repassados pela NASA, agência espacial americana:

  • Tamanho: 17 metros, 1/3 do 2012 DA14;
  • Massa: 10 mil toneladas;
  • Energia liberada: 0,5 megaton.

Com informações de Reuters e NASA.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top