Conecte-se conosco
mhl

Android

MHL: seu novo cabo HDMI

Atualmente, alguns smartphones como o Samsung Galaxy S II e outros aparelhos com processadores Hummingbird ou Tegra 2 são capazes de decodificar vídeos 1080p via hardware e oferecem interfaces HDMI nativas, sendo capazes de exibir estes vídeos vídeos ou até a imagem dos desktops Android em TVs de alta definição (HDTV)…

Atualmente, alguns smartphones como o Samsung Galaxy S II e outros aparelhos com processadores Hummingbird ou Tegra 2 são capazes de decodificar vídeos 1080p via hardware e oferecem interfaces HDMI nativas, sendo capazes de exibir estes vídeos vídeos ou até a imagem dos desktops Android em TVs de alta definição (HDTV).

Porém, uma das dificuldades para os fabricantes é que mesmo os conectores micro-HDMI são grandes do ponto de vista de um telefone, o que se soma ao espaço já ocupado pela porta micro-USB.

Para solucionar o problema, um consórcio entre a Sony, Samsung, Nokia, Toshiba e Silicon Image foi criado em 2008. Depois de mais de dois anos de desenvolvimento, o consórcio apresentou uma excelente solução para o problema: o conector MHL, como vista na imagem deste post.

Você pode notar que o conector MHL se parece muito com um conector micro-USB e, na realidade, ele é inteiramente compatível com conexões micro-USB. Aparelhos como o Galaxy S II e outros compatíveis com o padrão já oferecem uma única porta, combinando o conector micro-USB e o MHL, permitindo que você conecte o telefone ao PC, à TV ou o carregue usando uma única porta.

A porta MHL continua sendo compatível com o HDMI, permitindo que o telefone seja ligado à TV usando um adaptador simples. O padrão MHL prevê também que TVs compatíveis sejam capazes de carregar o aparelho enquanto ele estiver conectado, mas naturalmente isso ainda não se aplica às TVs no mercado. Por enquanto, a solução encontrada pela Samsung foi adicionar um conector USB no adaptador oferecido em conjunto com o Galaxy S II, que serve como fonte de alimentação.

Fonte: Guia do Hardware.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top