Conecte-se conosco
DSC_0699-2040w.0

CULTURA GEEK

Michael Murphy “Yoda”, é o cara que faz os melhores sabres de luz do mundo

Michael Murphy “Yoda” é um Mestre Jedi especialista em fabricar sabres de luz com uma perfeição jamais vista. Ele fabrica os melhores sabres de luz do mundo, confira.

Michael-Murphy-Yoda-FX-Sabers

Michael Murphy é um artista de 43 anos que ganha a vida fazendo sabres de luz, e ele faz seu trabalho com tanta maestria que é conhecido na internet como “Yoda”, e chamá-lo assim não é exagero. Afinal, ele é “o cara” que faz os melhores sabres de luz do mundo.

As réplicas feitas por Yoda são consideradas as mais perfeitas que se pode encontrar na internet. O nível de detalhamento é tanto que seus sabres de luz chegam a ser melhores que os usados nos filmes, e antes que ache que estou exagerando, explicarei mais adiante. Mas para você ter uma noção, o ultimo sabre vendido por ele no eBay foi leiloado por US$15 mil dólares.

O sabre parece que foi retirado diretamente de Star Wars: O despertar da Força

O sabre parece que foi retirado diretamente de Star Wars: O despertar da Força

O sabre vendido por pouco mais de R$52 mil reais, não era qualquer sabre, e sim uma réplica idêntica ao primeiro sabre de luz de Luke Skywalker, que apareceu em Star Wars: Uma nova Esperança (1977), foi feito por Anakin, e hoje está nas mãos de Rey (que vai ficar segurando ele até 2018).

Michael Murphy Yoda em sua oficina

Michael Murphy “Yoda” em sua oficina

Murphy começou a aprender sobre os caminhos da força para a construção de sabres em 2005 quando ficou incapacitado de trabalhar por conta de uma lesão. Ele ficou em casa durante um ano setando no sofá, e “Uma das coisas que podia fazer era ficar on-line”, como ele mesmo falou ao The Verge. Então ele começou a frequentar fóruns sobre o assunto, pois na época as pessoas estavam obcecadas com a nova trilogia de Star Wars.

Junto com isso, uma empresa chamada Master Replicas estabeleceu um novo padrão de sabres de luz colecionáveis com lâminas que acendiam e som, mas ainda de maneira primitiva. Murphy e seu filho começaram a interagir com donos de tais sabres, numa comunidade focada em ajudar a atualizar e reparar os colecionáveis. Murphy ficou envolvido com a coisa que a partir dali foi se transformando no “Mestre Yoda” dos sabres de luz, que é como realmente ficou conhecido.

Na época ele era obcecado pelo sabre de Luke Skywalker, então por que não fazer um igual? Como George Lucas tinha um orçamento bem limitado, o original foi feito usando um suporte de flash de uma câmera Grafex de 1940 e quase nenhuma modificação. Se você olhar pra uma câmera dessas verá um sabre de luz imediatamente.

camera-graflex-sabre-de-luz

Mas Michael Yoda foi além. Além de replicar com perfeição o sabre de luz, ele ainda recriou a câmara do cristal que energiza a lâmina do sabre. Nos filmes nunca vimos como é um sabre de luz por dentro, só aprendemos que eles são feitos por seus portadores, e só no universo expandido de Star Wars a anatomia dos sabres foi explorada.

Foi olhando para o dicionário visual da saga que Michael viu como era a representação de um sabre por dentro, e aceitou o desafio de reproduzi-lo com fidelidade. O resultado, é esse que vocês podem conferir nas imagens abaixo:

Sabre de luz Luke Skywalker FX saber

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para chegar a esse nível de detalhamento Michael usa várias técnicas, como moldar e perfurar cristais de Quartzo submersos em água, para que possam ser iluminados por uma série de fibras óticas e existe um mecanismo de absorção de impacto, caso o feliz dono de um desses resolva brincar com ele. Além do sabre de Luke, Michael fabricou outras réplicas, como o sabre de Darth Vader e outros personagens de Star Wars.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assista o vídeo completo feito por 

Michael Murphy foi pioneiro nessa arte Jedi de fazer seus próprios sabres de maneira nunca vista antes e inspirou muitas outras pessoas a fazerem o mesmo merecendo todo respeito alcançando pela base de fãs de Star Wars. Ele é ou não um Mestre Jedi? Para conhecer mais do trabalho de Michael visite o site da fx-sabers.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de CULTURA GEEK

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top