Connect with us
Windows 10 Microsoft sistema operacional

PCs com Windows

Microsoft apresenta o Windows 10 para computadores, smartphones e tablets

A Microsoft resolveu pular um número de versão do seu sistema operacional, apresentando nesta terça-feira (30) o Windows 10, sucessor do Windows 8.1.

vrg_1060

A Microsoft resolveu pular um número de versão do seu sistema operacional, apresentando nesta terça-feira (30) o Windows 10, sucessor do Windows 8.1.

O anúncio foi feito em evento da empresa por Terry Myerson, chefe da divisão de sistemas operacionais da companhia. Segundo ele, o Windows 10 será o primeiro sistema operacional da empresa a funcionar em todos os dispositivos: computadores, smartphones e tablets. Ele também unificará as lojas de aplicativos da Microsoft, permitindo que apps sejam descobertos, comprados e atualizados por todas as plataformas.

Segundo a empresa, o próximo Windows foi reconstruído para um mundo móvel e conectado à “nuvem” e não trará apenas mudanças incrementais, mas também uma nova abordagem . Por isso optou-se pelo número “10”, ao invés do 9.

Cerca de um bilhão e meio de pessoas usam o Windows hoje e o número de devices ultrapassa o de pessoas“, justifica Myerson. A ideia é tornar o uso do Windows padrão e unificado em todos eles.

O sistema foi pensado tanto em usuários domésticos e empresas, sendo compatível com todos os softwares de gestão tradicionalmente utilizados no mercado.

Menu Iniciar

vrg_1078

No evento, a Microsoft mostrou a versão “build 9841”, ainda em construção, do Windows 10. Nela, notam-se as novidades no Menu Iniciar, que foram apresentadas por Joe Belfiore, executivo da empresa para o Windows Phone.

A nova versão pretende melhorar a experiência em dispositivos com mouse e teclado, sem deixar de lado computadores e tablets com tela touchscreen. A ideia é “encontrar o equilíbrio, para que todos os usuários do Windows 7 tenham uma experiência familiar nos dispositivos que já possuem”, afirma Belfiore.

windows-10-4

O novo Menu Iniciar conta com blocos dinâmicos de aplicativos, busca integrada e opções para desligar e reiniciar o computador. Ou seja, funções voltadas para computadores com teclado e mouse físicos, sem touchscreen (telas sensíveis ao toque), mais comuns em empresas com workstations e muitos computadores desktop e notebooks domésticos.

Os usuários poderão redimensionar os blocos dinâmicos do Menu Iniciar, alterar tamanho, entre outras personalizações feitas com o uso do mouse ou dos dedos em caso de telas sensíveis ao toque.

Buscas universais

windows-10-microsoft-6

A barra de buscas, antes localizada na barra de charms – também foi levada para o Menu Iniciar. Através dela, serão apresentados resultados universais de pesquisa, com dados do computador e páginas da internet.

As Janelas estão de volta

windows-10-microsoft-2

As janelas de aplicativos estão de volta no Windows 10. Muitos usuários, em especial os que usam mouse e teclado, reclamavam já ausência das janelas e da falta dos botões minimizar, fechar e expandir no Windows 8.  Na nova versão, os aplicativos voltaram a aparecer em janelas lado a lado, com os 3 botões tradicionais.

windows-10-microsoft-3

windows-10-microsoft-5

Task View e Múltiplas Áreas de Trabalho

O sistema oferece um novo botão de acesso aos aplicativos abertos, o Task View. Ele vem para facilitar a vida de quem precisa de gerenciamento multitarefa (diferente da proposta de apps em tela cheia do Windows 8).

Num nível ainda mais amplo, é possível alternar entre diferentes áreas de trabalho, com vários aplicativos em execução. Essa função, conhecida como Snap Assist, mostra miniaturas dos programas na parte inferior das telas das várias áreas de trabalho que o usuário possuir. Ao acessar uma delas, o usuário verá todos os aplicativos que estão atualmente abertos no sistema.

Prompt de Comando

Aqui a gente encontra uma mudança essencial, que ninguém entende por que a Microsoft nunca implantou antes: o copiar e colar no prompt de comando.

Versão para Download:

Usuários que queiram testar a nova versão do Windows 10 poderão participar, a partir desta quarta-feira (1), do programa Windows Insider. Através dele serão liberadas versões técnicas (Techinical Previews) do Windows 10 para laptops e desktops). Para saber mais, visite preview.windows.com, ou veja o vídeo abaixo:

Mais para o futuro, em 2015, a empresa pretende organizar uma conferência – a Build Conference 2015 – onde serão abordados “apps universais”, aqueles que rodarão em todos os dispositivos de forma única. O sistema completo, Windows 10 RTM deverá ser anunciado logo após esta conferência.




Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top