Conecte-se conosco
microsoft-logo

PCs com Windows

Microsoft apresenta suas apostas para o futuro

A Microsoft anunciou as novidades que devem começar a chegar no mercado a partir de 2015. Apostando na integração de suas plataformas, os aplicativos o elo de união para o Xbox One, PCs, tablets e Windows Phones, unindo os diferentes dispositivos com Windows 10.

microsoft-logo
Depois de grande um grande suspense a Microsoft anunciou via livestream as novidades que devem começar a chegar no mercado ainda este ano de 2015. Diante de tantas revelações podemos afirmar que a integração de todas a plataformas norteará os novos passos da empresa. Os aplicativos serão universais e estarão disponíveis para o Xbox One, PCs, tablets e Windows Phones, unindo os diferentes dispositivos com Windows 10. Confira abaixo os principais destaques que a equipe de especialistas do Showmetech preparou sobre os lançamentos da Microsoft:
Windows 10
w10family
O Windows 10 é o novo sistema operacional da Microsoft apresentado hoje (21) para o público. Tido como a versão que irá integrar todas as plataformas que a empresa atua, o Windows 10 poderá equipar computadores desktop, tablets, dispositivos 2 em 1 e smartphones da companhia. Os dois principais pilares do novo sistema operacional são a mobilidade e a confiança. O foco será nas interações naturais com o sistema.
windows10preview
Outra novidade que chamou bastante atenção é o fato de que o Windows 10 será gratuito durante 1 ano para quem tem instalado o Windows 8.1. Usuários do Windows 7 também poderão atualizar para o Windows 10 gratuitamente. Além deles, Smartphones com Windows Phone 8 também receberão a atualização gratuita no primeiro ano. Até agora 1,7 milhões de pessoas estão inscritas no programa de feedback, Windows Insider, que permite baixar versões de teste do Windows 10.
w10ifpw
Unindo a interface clássica do Windows 7 com o design renovado do Windows 8, ele cria um ambiente versátil capaz de se adaptar a telas de todos os tamanhos. Também conta com novos recursos como múltiplas áreas de trabalho, abertura de aplicativos baixados pela Windows Store em janelas comuns e a volta do Menu Iniciar. Abaixo segue uma lista de novidades que estarão disponíveis no Windows 10:
– A barra de tarefas e o menu iniciar presentes na interface do Windows 10 para tablets
– Painel de Controle e Configurações unificados e simplificados
– Central de notificações para o desktop na lateral direita da tela
– Menu Iniciar disponível em Tela Cheia ou tamanho normal em desktops
– Suporte para “Maker Boards” (placas de desenvolvimento caseiro)
– Teclado destacável (pode ser movido pela tela)
– A tela de configurações redesenhada
– Central de Notificações reorganizada
– Alertas removidos no telefone são apagados também no PC
– Papéis de parede no Windows 10 para telefones e tablets não ocupará mais os tiles, ficando apenas no fundo da tela
– Integração universal na caixa de entrada
– Atualizações para Word, Excel e PowerPoint em smartphones e tablets
– Nova interface semelhante aos aplicativos para iOS e Android
– Novo Outlook será um aplicativo Universal para PCs, tablets e smartphones
– As apresentações de PowerPoint mais integradas aos novos smartphones
– Aplicativo de Fotografias atualizado e com interface consistente em todos os dispositivos. As fotos são automaticamente ajustadas com remoção de olhos vermelhos e correção de iluminação.
– Controle e gerenciamento de fotos duplicadas e aprimoramento automático das fotos.
– Aplicativos de Música e Pessoas renovados (ainda indisponíveis no Preview)
– Nos próximos meses, músicas salvas no OneDrive poderão ser sincronizadas com o aplicativo Músicas
– Novo aplicativo Mapas integrado com o Cortana.
A lógica colaborativa já presente no Windows 8 também estará presente no novo sistema. A primeira versão developer preview do Windows 10 mobile deve ser lançada ainda em janeiro, enquanto a versão final pode estar disponível antes do mês de junho. Pelo que se pode observar no lançamento de hoje, os executivos da Microsoft pretendem fazer do Windows 10 a mais atrativa plataforma já desenvolvida. 

Cortana

Cortana1

Um dos momentos mais empolgantes reservados pela Microsoft foi a apresentação da assistente pessoal Cortana. Mesmo sem entender o português (por enquanto), o recurso que faz muito sucesso entre os usuários de Windows Phone migrou para os desktops e todas as outras plataformas com Windows. O ícone da Cortana será colocado na barra de ferramentas do sistema operacional e deve operar como o mecanismo de busca interno do Windows, realizando as pesquisas por arquivos no PC a partir de uma pesquisa de voz. A Cortana também fará buscas pela web, além de realizar outras utilidades de um serviço do tipo, como lembretes, previsão do tempo, etc. Por enquanto a a assistente virtual Cortana só fala inglês e estará disponível apenas nos EUA (está em fase Beta na China e no Reino Unido).

Spartan

microsoft-spartan-12

Se existe um recurso da “família” Windows que não deixará saudade, é seu navegador. Presente desde o Windows 98, o Internet Explorer (RIP!) deixará de integrar o Windows 10. Seu substituto carrega no nome a força e a simplicidade que parecem ter faltado ao antigo navegador nos últimos anos. O Spartan foi anunciado como novo componente do Windows 10. Completamente renovado em interface e recursos, também terá um novo motor de renderização (diferente do IE). Entre os recursos especulados estão a possibilidade de rabiscar em telas de toque (utilizando uma caneta stylus), integração com a Cortana, gerenciamento de abas, suporte melhorado a extensões e atualizações regulares. Para ter certeza de como será o novo navegador os usuários terão que aguardar um prazo de 3 a 5 meses, enquanto isso confira algumas características que devem estar presentes no Spartan:

– Novo motor, nova interface
– Design plano e minimalista
– Modo Leitura
– Cortana disponível na barra de endereços do Spartan
– Suporte nativo a arquivos PDF
– Dicionário embutido (acessível com um clique do botão direito)
Xbox

Xboxwin10

Buscando promover a integração total de seus produtos, a Microsoft não poderia deixar de fora o seu principal console. Pra fazer parte do processo, o Xbox One fará parte do novo sistema operacional. Na prática isso fará com que o videogame se comunique com todos os dispositivos que por ventura tenham o Windows 10 como sistema operacional. No modo de jogo multiplayer, será possível manter jogadores do Xbox One e do Windows 10 na mesma rede, permitindo que um jogador tenha um determinado um jogo no PC jogue com com um parceiro que tenha esse mesmo título no Xbox One. Ainda será possível jogar em tempo real, da mesma maneira que já acontece na Xbox Live atual.

Na jogabilidade, novos recursos e melhorias também foram implementadas. Pressionando as teclas Windows e G ao mesmo tempo, será possível gravar jogos em andamento, fazer capturas de telas e outras ações relacionadas. Um recurso que deve cair no gosto dos usuários é a possibilidade de fazer streaming de games do Xbox One para qualquer dispositivo com Windows 10. Outra informação que merece ser ressaltada é que o Windows 10 contará com o DirectX 12, que promete desempenho até 50% superior em relação ao DirectX 11, além de menor exigência de energia. Confira abaixo algumas informações sobre as novidades do Xbox One:

– Xbox One também receberá o Windows 10
– Poderá gravar os últimos 30 segundos de clip durante jogos.
– Novo atalho Windows Key+ G para gravar qualquer screenshot em qualquer jogo.
– Novo DirectX 12 trazendo melhor performance. O consumo de energia gasto por ele foi cortado pela metade.
– Possibilidade de fazer streaming de jogos do Xbox One para qualquer PC ou tablet com Windows 10

Tablets, smartphones e outros dispositivos móveis

indows10

A Microsoft também revelou alguns detalhes sobre o Windows 10 para dispositivos móveis. Os aparelhos com tela de até 8 polegadas terão uma versão específica e terá sua interface baseada em tiles. Uma das novidades é um teclado virtual flutuante que deve ajudar na digitação com apenas uma mão. A área de notificações (Action Center) interativa permitirá responder um SMS diretamente dali. Além das notificações, também é possível ajustar as configurações básicas do sistema por ele. Assim como no Windows Phone, os usuários podem ligar e desligar o bluetooth, Wi-Fi e interagir com outros aplicativos. Há também mudanças no painel de controle, para aumentar a facilidade dos usuários com opções mais diretas.

Mas a grande novidade da Microsoft para os móbiles foi em relação ao Continuum. Esse recurso faz a interface se adequar a qualquer dispositivo que esteja sendo utilizado. No caso de alguém que esteja usando um tablet com um teclado e desconectar o acessório depois de algum tempo, o Continuum detectará a mudança e passará a exibir um teclado virtual e a tela inicial em vez do Menu Iniciar. A ideia é fazer com que o dispositivo possa alternar entre o uso de mouse, teclado e toques na tela com o máximo de fluidez.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de PCs com Windows

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top