Conecte-se conosco
A woman poses with a Nokia Lumia smartphone in this photo illustration in the central Bosnian town of Zenica, May 6, 2013. Nokia will unveil new models in its Asha range of mid-tier phones, after first-quarter results showed a sharp fall in sales of mobile phones while management focused on boosting sales of Lumia smartphones.  "We are continuing to renew our portfolio, which includes plans to announce innovation and new products in the Asha line in the days immediately ahead," Chief Executive Stephen Elop told investors at an annual general meeting May 7, 2013.
Picture taken May 6. REUTERS/Dado Ruvic (BOSNIA AND HERZEGOVINA - Tags: BUSINESS TELECOMS) - RTXZDIF

Microsoft

Microsoft deixará de fabricar a linha Lumia em dezembro

Segundo uma fonte interna da empresa, com fim da fabricação da linha Lumia, a Microsoft voltatá suas atenções para o Surface Phone

linha-lumia-caput

Após quase meia década de existência, a história dos smartphones da linha Lumia está prestes de chegar ao fim. Sites internacionais informam que uma fonte interna da Microsoft, afirma que a companhia deixará de fabricar os aparelhos no próximo mês de dezembro. Ao que tudo indica, as vendas dos dispositivos continuarão a serem feitas até os estoques acabarem.

Breve histórico

Lançada no final de 2011, os smartphones da linha Lumia foram projetados pela Nokia até setembro de 2013, quando a divisão mobile da multinacional finlandesa de telecomunicações foi incorporada à Microsoft Mobile.

Entre as principais características da linha Lumia estão o fato de todos os smartphones rodarem o sistema operacional Windows, sua construção em policarbonato e por serem encontrados em cores bastantes vivas.

Windows Phone

linha-lumia-windows-phone

Apesar de ter uma comunidade fiel de usuários, a linha Lumia sofreu com as inconstâncias da plataforma móvel do Windows Phone. Em Março de 2016, os aparelhos que já tinham sido lançados com o Windows Phone 8.1 receberam o Windows 10 Mobile, com exceção dos que não possuam 1 GB RAM.

A decisão contrariou as informações anteriores de que todos os smartphones com a versão 8.1 receberiam a nova versão do sistema operacional, o que acabou por frustrar muitos usuários.

Indícios do fim

linha-lumia-indicios

Apesar da Microsoft não confirmar nada sobre a descontinuação da linha Lumia, muitos indícios dão conta de que eles realmente não serão mais fabricados. Desde o lançamento do Lumia 650, especulava-se que este seria o último dispositivo fabricado pela empresa. Veja alguns fatos que fortalecem a possibilidade.

  • Irrelevância no mercado mobile: Algumas consultorias especializadas em mercado mobile, como a IDC, estimam que os smartphones com Windows representarão uma fatia minúsculo do mercado nos próximos anos.
  • Falta de publicidade: Outro ponto importante é que os sites oficiais da Microsoft deixaram de fazer qualquer referência aos Lumia, o que indica que a empresa já está trabalhando em novas estratégias para a nova fase da divisão mobile.
  • Fora das prateleiras: Para completar, alguns funcionários relatam que as lojas físicas da Microsoft não estão mais colocando os Lumia em exposição e que eles já deixaram de fornecer informações aos clientes sobre esses dispositivos.

Surface Phone

linha-lumia-surface-phone

Se confirmada a informação do fim da linha Lumia, a Microsoft já tem um plano alternativo para continuar presente no segmento mobile, que é o Surface Phone. A expectativa é que a companhia de Redmond realize um evento no próximo mês de outubro para apresentar algumas novidades.

Oficialmente, a Microsoft ainda não se pronunciou sobre quando será o evento ou se ele realmente ocorrerá neste ano, nem tampouco comentou os rumores sobre o fim da linha Lumia.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Microsoft

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top