Connect with us

PCs com Windows

Equipe do Microsoft Edge comemora o vigésimo aniversário do Internet Explorer

A equipe do Microsoft Edge comemorou o vigésimo aniversário do Internet Explorer, navegador da Microsoft, que é bastante odiado. Descubra o motivo

microsoft-edge

O Microsoft Edge é o novo navegador queridinho da Microsoft. Todas as atenções estão voltadas para ele e não faltam motivos: é o navegador padrão do Windows 10, é leve, lindo e elegante, cheio de funções e truques, e nós do SMT já fizemos uma lista de motivos para você adotar o Edge. Mas a gigante de Redmond não esquece o veterano Internet Explorer.

Internet Explorer 1.0, lançado em 16 de agosto de 1995, foi o primeiro navegador da Microsoft. 20 anos depois o time de desenvolvimento do Microsoft Edge decidiu parabenizar o IE pelo seu vigésimo aniversário, através do Twitter.

Apesar de 20 anos serem pouco tempo na vida real, na internet é quase uma eternidade. Podemos então considerar o IE praticamente um dinossauro. A equipe felicita o navegador por tudo que ele tem feito, mas deixa a entender que seu fim está próximo, para nossa alegria.

parabens-edge-inernet-explorer

Mas por que odeiam tanto o Internet Explorer?

Praticamente todo usuário hoje em dia odeia o Internet Explorer, mas muitos não sabem de onde surgiu tanto ódio. Não é só por ele não ter suporte a extensões ou outras regalias de navegadores modernos, mas sim porque ele foi desenvolvido em uma época em que a Microsoft não prezava totalmente pelo bem estar do usuário.

Na década de 90 a internet estava começando a se popularizar e até então o Netcape Navigator dominava como o navegador principal até a chegada do IE, já embarcado no Windows e selecionado como o navegador padrão. Além dessa manobra, a Microsoft se valia de recursos como criar novas tags HTML, como a tag blink, que faz isso…

blink

E tais tags só funcionavam em seu navegador, fazendo os desenvolvedores da época colocarem aquelas famigeradas barrinhas no fim do site que diziam: “Esse site funciona melhor no Internet Explorer” e incentivassem seu uso.

A adoção dessas práticas praticamente fragmentou a internet e foi batizada como “Guerra dos Navegadores”. No final das contas, o Netcaspe perdeu e a Microsoft tinha praticamente criado sua própria versão do HTML.

Para resolver a bagunça, em 2004 um grupo começou a desenvolver uma nova versão da linguagem, que hoje conhecemos como HTML 5, que regulamentou e padronizou a internet.

11825634_831844583578434_989225966106372984_n

Esse foi o início do fim da guerra, mas o ódio contra o IE perdura até hoje. Apesar de várias tentativas da Microsoft de limpar a barra do seu navegador, a melhor alternativa foi realmente criar um novo, que alguns ainda dizem que é o IE disfarçado. Por essas e outras, todos desejamos que ele não chegue ao seu vigésimo primeiro aniversário.

E você, ama ou odeia o Internet Explorer?

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top