Conecte-se conosco
windows-build-android-ios

Aplicativos

Microsoft suspende emulador para aplicativos Android no Windows 10 Mobile

Projeto para rodar aplicativos Android no Windows 10 Mobile pode ter sido suspenso por dificuldades técnicas. Planos para converter aplicativos iOS seguem conforme planejado.

windows-build-android-ios

Anúncio dos projetos que visam trazer aplicativos iOS e Android para o Windows feito no início deste ano

Em abril deste ano, durante um evento para desenvolvedores, a Microsoft anunciou um ambicioso plano para converter aplicativos de outras plataformas, como Android e iOS,  para o Windows numa tentativa de diminuir a diferença na quantidade (e qualidade) de apps disponíveis na loja do Windows, comparado à concorrência.

Estes projetos, que foram apelidados pela Microsoft de bridges (pontes), são conhecidos como Islandwood (para conversão de apps iOS) e Astoria (para Android).

A principal diferença entre estes projetos é que enquanto os apps iOS precisam ser recompilados para rodar no Windows, o que requer uma grande intervenção por parte dos desenvolvedores, aplicativos Android são apenas emulados no sistema, o que não exige nenhuma – ou muito pouca – mudança no código-fonte destes apps.

 

Contudo, fontes dentro da Microsoft revelaram esta semana ao site Windows Central que o projeto Astoria teria sido suspenso por tempo indeterminado por “não ter saído como planejado” pela companhia. A decisão não chega a ser surpreendente uma vez que sinais de problemas com o Astoria começaram a aparecer há algum tempo.

Pra começar, o projeto nunca foi completamente aberto aos desenvolvedores: era necessário se inscrever para testar as ferramentas de conversão, que ainda não estavam prontas. Os fóruns de discussão disponibilizados pela Microsoft para que estes desenvolvedores enviassem dúvidas, problemas e sugestões não têm tido interações por parte de funcionários da empresa desde setembro e nem mesmo os executivos da companhia têm tocado no assunto.

Por fim, os últimos builds do Windows 10 Mobile que vêm sendo testados por usuários inscritos no programa Windows Insider tiveram o emulador responsável por executar os aplicativos Android removido, assim como a versão final que está instalada nos novos Lumias 950 e 950 XL e será liberada para os atuais Windows Phones a partir de dezembro.

windows 10

Versão final do Windows 10 Mobile não possui o emulador que seria utilizado para rodar aplicativos Android

A Microsoft não confirma oficialmente a paralisação – ou cancelamento – do projeto Astoria, por isso é difícil apontar com precisão quais foram os motivos que levaram à suspensão do programa. As fontes do Windows Central indicam que dificuldades técnicas na implementação do emulador (bugs, instabilidade e muita lentidão) e insegurança jurídica (violação de propriedade intelectual, pirataria) seriam as prováveis causas.

Apesar do aparente fracasso do Astoria, usuários de smartphones e e até mesmo PCs com Windows 10 – têm motivos para se manterem otimistas: a segunda ponte, o projeto Islandwood para conversão de aplicativos iOS, tem mostrado resultados animadores.

A desenvolvedora de games King, que foi comprada recentemente pela Activision Blizzard, confirmou que os games da saga Candy Crush disponibilizados este ano para Windows foram convertidos a partir das versões para iPhone e especula-se que os populares Monument Valley e Crossy Road também tenham chegado ao Windows 10 desta forma.

Facebook Beta for Windows 10

Facebook Beta descoberto na loja do Windows exibe uma mensagem de erro típica de dispositivos iOS

Além de jogos, um novo aplicativo oficial do Facebook para computadores Windows 10 descoberto ontem, mas que só será liberado no ano que vem, também está sendo convertido a partir do app para iOS.

Embora smartphones Windows não possam mais contar com a possibilidade de rodar aplicativos Android no curto prazo, ainda pode haver uma saída para a ausência de aplicativos na plataforma.

Atualização: A Microsoft confirmou ao site Re/Code que a ponte para conversão de apps Android “não está pronta”.

Fontes: Windows Central, Microsoft News, Channel 9, Re/Code.

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top