Conecte-se conosco
phill-spencer-xbox-one

Games

A Microsoft quer dominar o mercado de jogos e está no caminho certo

A Microsoft quer dominar o mercado de jogos eletrônicos com uma estratégia bem ousada e está no caminho certo para isso. Xbox One Universal, Windows 10 e PC unidos em uma só causa. Será que dá certo?

phill-spencer-xbox-one

Enquanto os rumores sobre um PlayStation 4.5 se solidificam, a Microsoft afirma não estar interessada em lançar uma versão do seu console nos moldes do pretendido pela Sony.

Ao contrário da companhia japonesa, que está preparando uma versão de seu console que rodará alguns jogos em 4K, a Microsoft pensa em ousar mais e aproximar ainda mais o Xbox One e o Windows 10, confundindo o console com um PC para jogos.

Durante a Build 2016 Phill Spencer, chefe da divisão Xbox, afirmou que se o console for passar por mudanças, elas devem ser significativas para os usuários. “Se nós vamos seguir adiante com qualquer coisa, eu quero que seja uma mudança realmente substancial”, disse o executivo. Ele ainda afirmou que “não é um grande fã do ‘Xbox 1.5’. Se vamos seguir em frente, quero que seja em números grandes“.

xbox_one_windows10

A estratégia da Microsoft é bem mais ousada que a da Sony. A empresa de Redmond pretende lançar ainda esse ano uma atualização que trará o Windows 10 para o Xbox One. No palco da conferência para desenvolvedores, foi demonstrado que qualquer Xbox One poderá ser transformado em um kit de desenvolvimento de forma gratuita. 

Xbox Dev Mode“, como é chamado, permitirá a qualquer dono do console criar apps e jogos universais para Windows 10 e testá-los no próprio console. No palco da Build a Microsoft mostrou Age of Empires II HD convertido da Steam para um app universal rodando no console sem problemas. Para mostrar o poder do console com Windows 10, eles também converteram o jogo Witcher 3.

xbox-dev-mode

O benefício disso será que PC e Xbox One se tornarão uma só plataforma e jogos antes exclusivos poderão ser jogados nos dois ambientes, basta o desenvolvedor convertê-lo para funcionar como app universal.

E na verdade, quem possui um Xbox One e um PC com Windows 10 já é capaz de jogar os títulos do console em seu PC via streaming.

Para mostrar que não está de brincadeira¹, a Microsoft já havia anunciado que Forza será lançado para PC gratuitamente. Forza Motorsport 6: Apex será o primeiro capítulo da amada franquia automobilística a chegar aos computadores e não será o único.

O diretor criativo da série, Dan Greenawalt, aproveitou a Build 2016 para anunciar que todos os próximos jogos da franquia serão lançados para PC.

Seguindo adiante, todos os nossos futuros jogos serão lançados no Windows 10 e no Xbox. A Universal Windows Platform é fantástica tanto para os desenvolvedores de jogos quanto para os jogadores. Ela se tornará ainda mais poderosa, como uma forma de entregar uma experiência através de todos os dispositivos no ecossistema do Windows.

pc-xbox-multyplayer

E para mostrar que não está de brincadeira², a Microsoft também anunciou que usuários de Xbox One, PS4 e PC poderão jogar entre si em partidas de multiplayer. O jogo Rocket League, jogo futurista de futebol com carros lançado para PlayStation 4, Xbox One, PC (Windows, Linux e Mac OS), será um dos primeiros a se aproveitar do recurso de multiplayer compartilhado.

Fora tudo isso, os usuários do Xbox terão a Cortana dentro e fora do jogo Halo, a assistente pessoal estará presente no console, que também poderá executar apps do Windows 10, além da possibilidade de escutar música enquanto um jogo está em execução. E não para por ai, mais novidades estão por vir na E3 2016.

Esse é o cara!

Esse é o cara!

A Microsoft está levando toda sua bagagem do Xbox e Windows para esse novo ecossistema unificado e apostando todas as suas fichas nisso, em uma jogada ousada, porém brilhante, onde ela vai expandir o portfólio de jogos e possibilidades entre as duas plataformas de maneira nunca vista… e quem ganha somos nós.

A Sony precisará de mais que um console que rode jogos em 4K em um futuro próximo se quiser acompanhar a empresa do tio Bill…

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Games

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top