Conecte-se conosco
MIUI ROM Galaxy S SII (3)

Android

MIUI ROM: Tutorial e Review completo (Android)

Começo este post com uma afirmação ousada: A MIUI ROM é, atualmente, o melhor sistema operacional Android customizado. Disponibilizada para muitos modelos de smartphones, entre eles o Galaxy S I, Galaxy S II, Motorola Milestone, Defy, Desire HD, Nexus One, Nexus S, etc; a qualidade dessa ROM chinesa supera em muitos aspectos outras ROMs. E, claro, o Android tradicional.

A MIUI possui milhares de desenvolvedores e entusiastas por todo o mundo, que ajudam no seu desenvolvimento, teste e aperfeiçoamento. A ROM já conta com traduções em 13 países, segundo o site oficial. No Brasil, o trabalho fica a cargo de duas equipes (MIUIBrasil e MIUIBR), empenhadas em traduzir semanalmente as atualizações lançadas pela “fábrica” chinesa, seguindo rigorosamente os mesmos padrões: nenhum aplicativo extra é adicionado e nenhuma alteração é feita na configuração original.

Sim, esta é uma ROM atualizada semanalmente, toda sexta-feira!

Avaliar a MUIU ROM também é uma questão de gosto. Afinal, são muitas as semelhanças visuais com o SO da Apple. Nem todo “fanboy” se renderá às novidades apresentadas por ela.

Porém, destacamos alguns pontos em que a MIUI é superior ao que encontramos tradicionalmente em ROMs Android:

Layout com atenção aos detalhes:

Da nova lockscreen aos menus internos de configuração, já se nota que o Android SO foi consideravelmente alterado. Tudo na MIUI ROM foi repensado para ser tão prático quanto belo.

Lockscreen: ao deslizar o dedo sobre o relógio, o aparelho é desbloqueado normalmente. Deslizando o dedo sobre o ícone “telefone”, o usuário é direcionado automaticamente para esta função. Da mesma forma, o ícone “mensagem” direciona o usuário para o app de mensagens.

Cadê o App Drawer? Sim! A tradicional “gaveta” ou lista de programas do sistema Android foi totalmente removida nesta ROM. E não é que parece ser uma boa idéia? Desta maneira, todos os aplicativos ficam presentes nas telas do “launcher” (ou Home) do aparelho. Se você quer esconder algum app que não usa com frequência, é possível guardá-lo em pastas (folders). A solução acaba sendo mais prática e funcional que a “gaveta” tradicional.

Menus de configurações: as configurações foram organizadas por categorias: comum, pessoal, sistema e programas. Percebe-se também um aumento significativo no número de opções, possibilitando que seu aparelho seja amplamente personalizado, sem a necessidade de instalar aplicativos adicionais para esse fim.

Chamadas e notificações: O sistema de chamadas da MIUI sofreu alterações mais visuais. Para atender as chamadas deslizamos o botão para baixo, seguindo o padrão da Lockscreen. Note que a tela com o teclado mostra também o histórico de chamadas, centralizando mais as informações.

Muito inteligentemente, a ROM valoriza mais as notificações de chamadas. Na Lockscreen, além de vermos o número de chamadas, podemos pressionar sobre o ícone “telefone” para ver uma relação mais detalhada. No Launcher, ainda, é exibido o número de chamadas perdidas sobre o ícone do telefone. Se você recebe uma mensagem, por exemplo, ela aparece parcialmente na sua lockscreen, facilitando o acesso. Caso o aparelho esteja destravado, a mensagem aparecerá no topo da tela (um pop-up que não atrapalha o que você estiver fazendo).

Painel de notificações: usuários dos smartphones da linha Galaxy S sabem como essa função é útil. Na MIUI, ela fica inda mais completa, com atalhos para WiFi, GPS, Modo Avião, Reiniciar, Desligar, Dados, etc. Você pode escolher entre todas as funções, ou um set personalizado.

Câmera e Galeria: a câmera ficou um pouco mais “inteligente”, com funções de zoom, brilho e botão de disparo na tela. A Galeria também está bem acabada e conta com mais opções para classificar as imagens. Ao tocar em uma foto, surgem as opções de navegação, compartilhamento edição.

Player de Músicas: visualmente, o player nativo da MIUI lembra um pouco Sense UI da HTC. Porém, internamente é que são vistas as diferenças: as configurações permitem o download automático das capas dos álbuns, “shake” para mudar de faixa, streaming, marcação de favoritas, além de diversas formas de listagem do conteúdo. Similar ao Galaxy S, quando o celular está bloqueado a Lockscreen exibe um popup com o nome da música e do álbum, além de botões para navegação.

Gerenciador de Arquivos:

MIUI possui um gerenciador de arquivos nativo. A aplicação está divida em 3 telas como mostram as imagens acima. A primeira possui uma série de botões que navegam pelas pastas padrões, como músicas, vídeos, docs etc. Nela podemos ver graficamente o uso do espaço em disco pelos diferentes tipos de arquivos (isso te lembra alguma fruta?). Na segunda tela os diretórios e arquivos são mostrados como estamos acostumados nos gerenciadores tradicionais . A terceira traz um servidor FTP para acessar os arquivos do smartphone pela rede wi-fi. Dispensando também, a instalação de apps de terceiros para essa finalidade.

Funções adicionais:

A MIUI ROM conta ainda com outras ferramentas que facilitam muito o uso do sistema, como o Superusuário (gerenciamento de apps com acesso ROOT), Gravador de Voz, Discador por Voz, Anotações (post-its), Backup e Temas Personalizados.

Por fim, vale comentar sobre a ferramenta Monitor/Firewall, que gerencia o tráfego 2G/3G por completo, com alerta de cota mensal e firewall que permite configurar o acesso às redes de dados ou Wi-Fi para cada aplicativo instalado (genial!).

 

Eficiência e Duração da Bateria:

Sim, uma boa ROM pode fazer diferença no consumo de bateria de seu aparelho. No caso da MIUI ROM, em nossos testes com o Galaxy S II (SGSII) e com o Defy, notamos um aumento considerável na duração da bateria. Comparado ao sistema operacional original, o Galaxy SII ganhou em torno de 4 horas de duração extra (nas mãos de um power-user, diga-se).

Truques da MIUI ROM:

  • Tirar Screenshots: pressione o menu físico e o botão que abaixa o volume ao mesmo tempo para fazer screenshots nativamente. As imagens são salvas no diretório MIUI do cartão SD.
  • Configuração dos “Toggles”: Pressione e segure sobre um botão qualquer no Painel de Notificações para acessar suas configurações.
  • Mover ícones: você pode pressionar e segurar sobre um ícone no Launcher com uma mão e deslizar os desktops com a outra para mudar o ícone de tela.
  • Ligar Player na lockscreen: na lockscreen, um duplo toque no relógio aciona o Player de Música.
  • Lanterna na lockscreen: segure o botão Home na Lockscreen para ligar a lanterna de forma rápida.

 

MIUI em vídeo:

 

Links para tutoriais e download:

 

Aparelhos disponíveis (MIUI Brasil):

 

Fontes: Addictive Tips & EuAndroid.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top