Conecte-se conosco
mosaic-refresh-custom-feed

Computadores

Mosaic: app de notícias otimizado para telas touch screens

Mesmo presente em alguns tablets e notebooks/netbooks híbridos, com telas sensíveis a toques, é praticamente unânime a opinião de que o Windows 7 não se dá bem com esse método de input. O sistema operacional vigente da Microsoft foi feito para ser usado com mouse e teclado — e não há nada de errado com isso.

Por outro lado, nada impede que desenvolvedores criem aplicativos que exploram as tais touch screens que exibem o Windows 7. São poucas, mas essas aplicações servem como um (belo) aperitivo acerca do que teremos no Windows 8, esse sim criado para ser usado em tablets sem deficiências.

Mosaic é um desses. O programa, feito em Silverlight e com back-end baseado em Windows Azure, é fruto de uma parceria entre Tribune, Microsoft e Clarity e apresenta, num visual muito bem construído, notícias dos principais periódicos sob as asas da Tribune, dentre os quais Los Angeles Times, Chicago Tribune e Baltimore Sun.

Ao abrir o Mosaic, é pedida a sua localização dentro do próprio Windows, um recurso inovador mas pouquíssimo explorado pelos desenvolvedores. Isso tem aplicação nos EUA; como o aplicativo da Tribune consulta diversas fontes, sabendo onde o usuário está ele pode moldar o índice de modo a dar destaque às mais próximas/relevantes.

Passada essa configuração, logo de cara se entende o motivo dele ter sido batizado assim, como Mosaic (“mosaico”, em inglês). As notícias são apresentadas num mosaico grande e “rolável” horizontalmente; arraste além da borda no lado esquerdo e as miniaturas/manchetes são atualizadas.

Voltando à tela do mosaico, note que, no canto inferior direito existe o ícone de uma seta. Ao ser clicado, ele abre o modo painel, que é basicamente uma releitura do mosaico padrão, um formato mais tradicional para ler as manchetes. Nesse formato também é possível acrescentar feeds personalizados, além dos oferecidos por padrão — obviamente, da Tribune.

Embora criado para ser usado com os dedos, o Mosaic funciona com o mouse também. É preciso, entretanto, pensar em telas sensíveis a toques; a rolagem da página não é feita com a wheel (rodinha do mouse), nem com barras de rolagem, mas sim com um clique e um “puxão” para cima ou para baixo.

Além do Windows, o Mosaic também está disponível para Windows Phone 7. Por ser feito em Silverlight, ambos os programas compartilham da mesma fundação, tendo apenas ajustes pequenos para se adequar a cada sistema.

Fonte: Windows Experience Blog via WinAjuda.

 

 

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Computadores

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top