Conecte-se conosco
Moto G (ShowMeTech)

Android

Moto G: dicas para aproveitar melhor seu novo smartphone

Compilamos algumas dicas para que você aproveite melhor o smartphone Moto G, da Motorola.

Moto G (ShowMeTech)

ATUALIZAÇÃO #8 (30/04/14) – Adicionado: Perguntas frequentes.

Com opções para todos os bolsos, estilos e necessidades, o smartphone acessível e de alto desempenho da Motorola chegou com tudo. Destrinchamos o aparelho e compilamos algumas dicas para que você aproveite melhor seu Moto G (veja nosso review aqui). Confira!

O Moto G custa menos de R$ 800,00 e pode ser encontrado nas principais lojas de varejo e nos sites de comércio eletrônico como Submarino, Fast Shop e Walmart.

Veja também:

 


Perguntas Frequentes

Antes de iniciar sua leitura, leia abaixo as respostas das perguntas recorrentes nos comentários. Sua dúvida pode ser solucionada aqui! 🙂

Pergunta: Preciso instalar antivírus no meu aparelho?
Resposta: Se você baixa apenas aplicativos na Google Play Store, não. Tenha bom senso e só instale aplicativos de desenvolvedores confiáveis. Caso tenha costume de baixar arquivos .apk fora da loja do Google, recomendo um antivirus leve e não-intrusivo, o Ikarus. Outros antivírus podem atrapalhar o desempenho geral do aparelho, mas fica a critério do usuário decidir.

P: É possível ouvir o rádio FM sem os fones de ouvido?
R: Não, não é possível. Os fones de ouvido servem como antena do rádio e, por mais que seja tecnicamente possível ouvir a rádio no auto falante com os fones conectados, a Motorola optou por remover esse recurso.

P: Como removo telas vazias na homescreen (tela incial)?
R: Não é possível remover telas vazias com a Launcher padrão do Android. Faça o download de uma launcher alternativa (como Apex, Nova ou a que indico no post, a Google Now Launcher) que possua esse recurso.

P: É possível alterar a fonte (tipo de letra) do Moto G como eu fazia no meu antigo smartphone Samsung?
R: Felizmente, não é possível. A Motorola preferiu por manter íntegro os conceitos padrão de design do ecossistema Android. As fontes padrões do sistema são limpas, bonitas e garantem melhor qualidade de visualização dos textos na tela.

P: É possível mudar a cor dos ícones da barra de notificação (3G, WiFi, bateria)?
R: Não, não é possível. E é pelo mesmo motivo da resposta da pergunta anterior. As cores neutras do Android Kit Kat foram pensadas para dar mais uniformidade à interface do sistema.

P: Meu Moto G não é reconhecido pelo computador. Como resolver esse problema?
R: Basicamente, tudo depende do seu sistema operacional e dos drivers instalados. Computadores com Windows XP, Vista e 7, podem não identificar adequadamente o aparelho (mesmo se estiverem conectados à Internet). Nesse caso, você deve baixar o driver USB da Motorola aqui e instalá-lo. Computadores que rodem o sistema operacional MacOS ou Linux devem reconhecer o aparelho normalmente. Caso não ocorra, confira se seu sistema operacional está atualizado.

P: Quero executar minhas músicas que estão no Moto G em um DVD ou aparelho de som e não consigo conectá-lo. O que pode ser?
R: Você não vai conseguir conectar o Moto G em aparelhos que não suportem o padrão de transferência de dados MTP. Desconheço algum player que o suporte, portanto você não deve conseguir executar suas músicas ou reproduzir suas fotos e imagens em aparelhos que não sejam computadores ou TVs com tecnolgia de streaming via rede.

P: Não consigo colocar fotos nos contatos pelo telefone – uma mensagem de erro é exibida. E agora?
R: Esse é um bug conhecido do Moto G e certamente a Motorola está trabalhando na correção. Por enquanto, o que você pode fazer é acessar, pelo computador o endereço http://contacts.google.com e colocar as imagens manualmente por lá. Se seus contatos estiverem sincronizados com Google, as fotos aparecerão automaticamente no seu aparelho.


Já cortou seu chip?

Este é mais um lembrete do que uma dica. Se você vêm de um aparelho com o modelo comum de cartão SIM (chip da operadora), saiba que é necessário portar sua linha para um modelo menor, o Micro SIM (ou cortar seu chip atual). Praticamente todas as lojas especializadas em telefonia móvel fazem esse tipo de serviço. Caso queira, também é possível você mesmo cortar no “olhômetro”, tomando como modelo algum chip nesse padrão. Mas tome cuidado: um corte errado e seu cartão SIM pode ser inutilizado.


 Antes de tudo, atualize seu aparelho para o Android 4.4.4 (Kit Kat)

Moto G 4.4.4 - Showmetech

Os aparelhos vendidos no Brasil e suas varantes (single e dual SIM) já receberam a atualização para a mais recente versão do Android, o 4.4.4 (Kit Kat). As vantagens da atualização são várias: melhorias na interface, performance e autonomia de bateria estão entre as principais.

Para atualizar seu aparelho, conecte-se a uma rede WiFi, vá até configurações / sobre o telefone  e toque em atualizações do sistema. Basta então confirmar o download e aguardar a instalação da nova versão do S.O. no seu aparelho.


Transfira dados do seu smartphone antigo para o Moto G com o Migração Motorola

Simples, o Migração Motorola torna fácil a tarefa de importar as configurações de um aparelho antigo para o Moto G. Basta fazer o download do aplicativo no seu aparelho antigo clicando aqui, acessar o aplicativo já instalado no Moto G e seguir as instruções na tela.

Migração Motorola - Moto G (ShowMeTech)


Moto Care: solucione todas as suas dúvidas sobre o Moto G

O Moto Care é uma central de ajuda para tirar dúvidas sobre o Moto G. Também permite que você acesse suporte técnico por chat ou voz direto do aplicativo, além de sugestões de configurações com base no uso do dispositivo. Ainda é possível acessar o Moto Care na web e localizar, chamar, limpar os dados ou bloquear seu dispositivo. Para habilitar, basta acessar o ícone do Moto Care e fazer login com sua conta Google, ou então ir em configurações / ID do dispositivo Motorola.

ID Dispositivo Motorola - Moto G (ShowMeTech)


É necessário slot microSD quando se têm 50GB no Google Drive?

O título é apenas uma brincadeira, claro. Se você adquiriu qualquer modelo do Moto G, fique sabendo que têm direito a 50GB de armazenamento na nuvem pelo Google Drive, gratuitamente, por dois anos. Iniciativa incrível do Google e especialmente útil para os donos da versão 8GB do Moto G. Para resgatar é fácil: assim que entrar com sua conta Google no Moto G, vá até o aplicativo do Drive. Basta clicar no botão abaixo para resgatar. Nota: só é possível resgatar o espaço em uma única conta do Google, então tenha certeza de que você está utilizando a conta certa.

Google Drive + Moto G - Espaço Armazenamento (ShowMeTech)


Tirar a capinha não é tão difícil quanto dizem…

A capa traseira fica bem presa ao corpo do aparelho, então é normal ter dificuldades para removê-la nos primeiros dias. O grande truque é pressionar o centro da capa enquanto puxa a capa para cima, pelo orifício da entrada mini USB. Depois disso, continue destravando a capa pelos cantinhos, até que a parte de baixo esteja solta. Continue pressionando e, agora sim, puxe de uma vez só. Dá medo, eu sei, mas a melhor forma de aprender é com a prática.

Moto G - Capas Coloridas (ShowMeTech)


Slow down and dance with me… yeah, slow…

Caso você não sabia, a câmera do Moto G também é capaz de filmar em slow motion, recurso parecido com o do seu irmão mais potente, o Moto X. Claro, seria injusto comparar gravações entre os dois aparelhos, mas não deixa de ser um recurso curioso e divertido. Para ativar, basta clicar no ícone correspondente no aplicativo de câmera.

Slowmotion - Moto G Video Recording


Atualize os aplicativos do sistema ou ocultos

Ao acessar a Google Play Store pela primeira vez, com certeza, várias atualizações dos aplicativos pré instalados no aparelho serão exibidas. Atualize todos, normalmente. Depois, vá em Meus Aplicativos / Aplicativos Instalados e observe: alguns deles ainda constam como não atualizados. Verifique se no canto inferior direito do retângulo do aplicativo há o texto Atualizar. Clique no app e atualize manualmente. Aqui, alguns exemplos de aplicativos que exigiram atualização manual foram o Teclado Google e alguns aplicativos da Motorola, como Radio FM.


Moto G com alma de Nexus: utilizando a Google Now Launcher

Antes exclusiva para dispositivos das linhas Nexus e Google Play Edition, a Google Now Launcher já está disponível para download no Google Play e é totalmente compatível com o Moto G.

A Launcher substitui o visual padrão do Moto G, que apesar de ser bem limpo, não é lá um dos mais bonitos. Além de destacar os ícones (que são bem maiores aqui) e o papel de parede (com a semi transparência no menu de aplicativos), a launcher provém acesso rápido às informações do Google Now, bastando arrastar a tela inicial para a direita. Também possui integração com os recursos exclusivos do Android Kit Kat, como as barras de status e navegação transparentes.

Além disso, ela é frequentemente atualizada pelo Google, o que garante que você sempre tenha os últimos recursos disponíveis e visual idêntico ao dos aparelhos Nexus.

Google Now Launcher - Showmetech

A instalação é simples:

Clique aqui e faça o download da Google Now Launcher.

Feita a instalação, pressione o botão home (botão virtual do meio). Então, na opção Inicializador, marque “sempre”.

Para ativar a integração com o Google Now, toque e mantenha pressionado num espaço vazio da homescreen até a opção configurações ser exibida. Em Google Now, arraste a chave de “não” para “sim”. Caso seu Google Now ainda não esteja ativado, configure-o.

Para utilizar o Google Now, basta arrastar a homescreen para a direita.


Áudio estranho no fone de ouvido? Desative o equalizador.

Como bom amante de música, assim que meu aparelho chegou, coloquei os álbuns prediletos na memória e fui testar a qualidade do som nos fones de ouvido. Fiquei decepcionado. As músicas que ouvia perfeitamente em outros dispositivos apresentavam estranhos ecos nas vozes. Descobri que isso acontece porque o equalizador do Moto G, vem (por algum motivo muito estranho) configurado no modo Estéreo 3D. Podemos solucionar esse problema simplesmente desabilitando a equalização do áudio.

  1. Acesse Configurações / Som
  2. Em Efeitos De Áudio, desative os efeitos tocando na chave seletora.
  3. Caso prefira, você pode optar por personalizar os efeitos de equalização.

Equalizador - Moto G (ShowMeTech)


Registre sua tela

É muito simples capturar imagens da tela do Moto G. Basta pressionar e manter por alguns segundos simultaneamente, os botões volume down (o que abaixa o volume) e power (o que liga o celular / trava a tela). Depois é só puxar a barra de notificações e clicar no ícone de compartilhamento.

Captura De Tela - Moto G (ShowMeTech)


Coloque sua música favorita como toque de chamada

Uma das dúvidas mais comuns de quem chega ao mundo do Android 4.x é a questão das músicas como toque de chamada, já que não há a opção de definir um áudio como ringtone direto do reprodutor de música. Podemos resolver isso de forma simples:

  1. Conecte seu Moto G ao computador pelo cabo USB.
  2. Acesse a pasta do aparelho, copie e cole a música desejada na pasta ringtones (se ela não existir, crie).
  3. Desconecte o aparelho, vá em Configurações / Som / Toque Do Telefone.
  4. Observe que a música desejada já consta como disponível para seleção.

Nenhum contato na agenda? Importe os contatos do seu chip.

Se o Moto G é seu primeiro aparelho Android, você pode ter sido surpreendido com um detalhe: os contatos do chip não são importados automaticamente e consequentemente, não são exibidos. Para importá-los para a memória do seu telefone e/ou conta Google, basta clicar no ícone de menu (os três pontinhos no canto inferior direito) e selecionar a opção Importar / Importar do Cartão SIM. Selecione os contatos desejados – ou todos – e clique em importar. Em breve seus contatos serão exibidos.

Importação Contatos - Moto G (ShowMeTech)

Se seus contatos estão salvos na memória interna do aparelho, procure pela opção de exportação. A grande maioria deles permitem que você exporte os contatos como um arquivo de extensão .vcd. Basta exportar, enviar o arquivo .vcd para o Moto G e abri-lo com um explorador de aquivos, como o QuickOffice. Dica extra: sempre que for salvar um contato, adicione-o à sua conta Google. O aparelho sugere automaticamente a sincronização dos contatos, portanto basta adicionar os contatos normalmente e selecionar a opção Contatos Google. Assim, eles ficarão disponíveis em contacts.google.com, permitindo a consulta de qualquer aparelho com conexão à internet.


Modo confidencial / número oculto

Sinceramente, não vejo muita utilidade nesse recurso, mas muita gente usa. Se você deseja ocultar seu número de telefone, abra o discador, toque no botão menu e selecione configurações. Depois, vá em Config. de ligações do sim. Selecione o chip desejado, toque em Configurações Adicionais e acesse ID de Chamada.

Ocultar Número Modo Confidencial - Moto G (ShowMeTech)


QuickOffice como gerenciador de arquivos.

Ao contrário do que pensávamos, o Moto G tem sim um (ótimo) gerenciador de arquivos: o QuickOffice (sim, o mesmo que você utiliza para criar e ler documentos). Com ele, conseguimos gerenciar arquivos no aparelho, além da possibilidade de compartilhá-los por bluetooth ou outros aplicativos.

UPDATE: A atualização para o Android 4.4 Kit Kat fez com que o QuickOffice perdesse a funcionalidade de navegador de arquivos. Para gerenciar seus arquivos e compartilhá-los por bluetooth ou outros apps, basta utilizar o aplicativo gratuito Sliding Explorer.

Compartilhando arquivos ou músicas via bluetooth utilizando o Sliding Explorer.
  1. Faça o download do Sliding Explorer clicando aqui.
  2. Abra o app e navegue até a pasta onde estão suas músicas.
  3. Toque em cima do(s) arquivo(s) desejado(s) até que ele(s) seja(m) selecionado(s).
  4. Clique no botão compartilhar. Agora, selecione bluetooth.
  5. Ligue o Bluetooth do aparelho e escolha o aparelho destinatário.
  6. No aparelho destinatário, aceite a solicitação de transferência do arquivo.
  7. Pronto! O arquivo deve ser rapidamente transferido.

Screenshot_2014-02-17-12-57-31-horz


Utilizando o Flash LED da câmera como lanterna

Se você veio de algum aparelho rodando a ROM CyanogenMod, provavelmente já deve ter utilizado o recurso de lanterna, que fica disponível na barra de configurações rápidas. Basicamente, o recurso ativa o LED do flash, simulando uma lanterna. O leitor Thyel descobriu que é possível obter o mesmo resultado com o aplicativo Power Toggles, disponível no Google Play Store. Basta baixá-lo, adicioná-lo à barra de notificações (ou adicionar o widget na homescreen) e clicar no ícone da lanterna – o raio.

PowerToggles Lanterna - Moto G (ShowMeTech)


Sincronizar contatos do Facebook (e suas fotos)

Sincronizar as fotos de contatos do aparelho com o Facebook parece uma tarefa árdua, mas não é. O aplicativo oficial do Facebook não possui o recurso de forma nativa, sendo necessário utilizar aplicativos de terceiros. Recomendo dois: o Sync.Me (gratuito) e o HaxSync (pago, temporariamente indisponível no Google Play). Ambos permitem a sincronia de fotos e últimas atualizações dos contatos direto do aplicativo Pessoas.


Acesso Root

As primeiras opções para rootear o aparelho já surgiram na web, mas exigem conhecimento técnico mais elaborado e existem grandes riscos de danos ao aparelho. Estamos de olho! Assim que um método seguro e eficiente de rootear o Moto G for disponibilizado, postaremos um tutorial completo. 😉


Você é proprietário de um Moto G e acha que ficou faltando algo ou tem alguma dica para compartilhar conosco? Deixe sua opinião nos comentários!

código + música + coisas LGBTQ + gaming

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top