Motorola apresenta 1º celular com tela enrolável do mundo em evento em sp

Conheça o Motorola Rollable, celular que aumenta de tamanho

Avatar de bruno martinez
Protótipo do 312 Labs, divisão de pesquisa da Motorola, apresenta uma alternativa a smartphones dobráveis. Tela aumenta de 5 para 6,5 polegadas

No ano passado, a Motorola revelou ao mundo o conceito de um celular enrolável, o Motorola Rollable, uma alternativa aos atuais smartphones com telas dobráveis. A tecnologia, que vem sendo aprimorada, agora pôde ser vista de perto em um evento especial realizado pela Motorola do Brasil, o qual Showmetech esteve presente na última semana.

Além de dar detalhes sobre o protótipo, a Motorola também divulgou os resultados da divisão de pesquisa e desenvolvimento da empresa 312 Labs que explora vários espaços tecnológicos emergentes, incluindo a iniciativa de reimaginar designs para resolver problemas dos consumidores em diferentes aspectos melhorando a experiência e produtividade.

Motorola Rollable

Motorola apresenta rollable, 1º conceito de celular com tela enrolável do mundo
No total, protótipo da Motorola é capaz de entregar uma tela de até 6,5 polegadas (Bruno Martinez/Showmetech)

O funcionamento do Motorola com tela enrolável é aparentemente simples. O dispositivo em seu estado normal possui uma tela de 5 polegadas na parte frontal, enquanto a outra parte da tela fica posicionada na parte de trás, com um tamanho de cerca de 1,5 polegada. Ao tocar no botão de ligar duas vezes, a tela estica para cima e a frente do aparelho ganha mais 1,5 polegada, totalizando 6,5 polegadas. O funcionamento inverso também é possível, com o celular enrolando a tela para a parte traseira e, consequentemente, diminuindo o tamanho da tela frontal.

O conceito da Motorola abre um mundo de novas funcionalidades. Por exemplo, quando o usuário está assistindo um vídeo no YouTube na vertical e gira o celular para assistir na horizontal, ela é automaticamente expandida para ficar no formato 16:9 (ou algo parecido) para ajustar a proporção do vídeo.

Motorola rollable
Celular enrolável da Motorola permite se ver enquanto tira fotos com a câmera traseira (Bruno Martinez/Showmetech)

Outras funcionalidades já são conhecidas e estão presentes em dobráveis no mercado. Por exemplo, a porção da tela visível na parte de trás pode ser empregada para fins de monitoramento da câmera. Isso permite a captura de selfies com a câmera principal, mais poderosa, ou até mesmo possibilita que a pessoa que está sendo fotografada faça ajustes enquanto outra pessoa tira a foto. O mesmo conceito se aplica à gravação de vídeos.

No protótipo da Motorola, a parte posterior da tela ainda não possui funcionalidades adicionais, mas é importante ressaltar que essa limitação está relacionada ao software e pode ser modificada.

Motorola rollable
Quando enrolada, a tela frontal tem 5″ (Bruno Martinez/Showmetech)

De acordo com o head de produtos da Motorola, Thiago Masuchette, um mecanismo enrolável agride bem menos a tela do que uma que dobra, sendo assim uma tecnologia até, digamos, mais prática que as atuais dobráveis. No entanto, o mecanismo utilizado é mais caro, o que pode deixar o smartphone com preços bem acima dos praticados com aparelhos dobráveis.

Inovação

Motorola rollable
Conceito do celular dobrável surgiu após uma pesquisa realizada pela própria Motorola (Bruno Martinez/Showmetech)

O novo formato é certamente inovador e tem tudo para ser ainda mais interessante que o existente nos smartphones dobráveis estilo flip ou concha, como o Moto Razr 40 Ultra, que a Motorola mesmo também fabrica. Ele dá um ar de celular futurista e também parece ser mais confortável de segurar na mão ou guardar no bolso que os smartphones tradicionais, em formato barra.

O conceito do celular dobrável, inclusive, surgiu após uma pesquisa realizada pela 312 Labs apontar que, embora os usuários gostem de telas grandes para atividades imersivas, como assistir a vídeos, eles desejam telas menores para portabilidade e interações fáceis, portando a ideia de display rolável se mostra assertiva considerando o avanço da tecnologia e crescimento na demanda por dobráveis

Para o desenvolvimento do Rollable, a Motorola conduziu diversas sessões de idealização multidisciplinares para mapear oportunidades de forma e experiência do usuário. Durante essas sessões, a empresa pergunta sobre tudo, desde sensação de manuseio, tamanho, espessura, expectativas da bateria, posicionamento de botões e câmeras e variações de design e mais.

Motorola rollable

Essas sessões nos ajudaram a gerar nossos conceitos. A equipe de designers industriais da Motorola criou um conceito único no qual uma tela se desdobra da caixa para se tornar um dispositivo maior, também conhecido como telefone enrolável.

Executivos do 312 Labs, sobre sessões de idealização multidisciplinares

A Motorola explica ainda que ele ainda é um conceito e foi projetado de forma totalmente manual para os testes. Por isso, itens como qualidade de tela ou câmeras e duração de bateria ainda não são definitivos. A construção ou aspecto final do modelo poderá mudar muito até seu lançamento, caso ocorra. Indo além, também não há uma data para este dispositivo estrear no mercado.

Veja também

Review Motorola razr 40 Ultra: telas de encher os olhos.

Fonte adicional: Pocket-lint

Revisado por Glauco Vital em 31/8/23.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados