Smt mc learn educao2

Economia do Futuro para a Educação: Pesquisa e Conhecimento

Avatar de erico abdala
Conheça algumas ideias da Economia do Futuro para a Educação no campo da Pesquisa e Conhecimento.

A segunda parte da nossa série de matérias sobre Economia do Futuro irá abordar o tema primordial da construção da cidadania, a Educação. A Internet permite que os conhecimentos individuais se somem e estejam disponíveis e acessíveis a qualquer um, a todo momento. Estudiosos como Pierre Levy afirmam que estamos cada vez mais próximos do que chamam de inteligência coletiva.

Neste contexto e com o modelo de educação tradicional mostrando sinais de esgotamento, pessoas tem se tornado protagonistas do próprio processo de aprendizagem, ao invés de esperar que governos e grandes instituições de ensino resolvam fazer. Conheça algumas ideias dEconomia do Futuro para a Educação no campo da Pesquisa e Conhecimento.

Pesquisa e Conhecimento

Smt-mc-learn-educação-pesquisa-e-conhecimento

  • Skillshare: Plataformas como o Skillshare trazem conhecimentos práticos “da vida real” através de cursos online produzidos por uma comunidade de profissionais de diversas áreas. Todos os cursos possuem projetos colaborativos e o aprendizado, mais do que da “aula” vem do processo de interação. No Brasil, uma opção parecida é o Beved, que também oferece cursos presenciais.
  • Cinese: Também com foco em processos colaborativos, o que plataformas como o Cinese e o Nós.vc propõe é que a aprendizagem aconteça em todos os espaços da cidade. Com foco em encontros presenciais, a ideia é unir pessoas que queiram ensinar e aprender juntas.
  • Wikipedia: Apesar de já parecer algo banal, a Wikipedia – e todas as ferramentas wiki – revolucionaram a forma como pesquisamos e produzimos conhecimento. Não há mais conteúdo estático: tudo é produzido, editado e atualizado colaborativamente, em tempo real, por uma comunidade de centenas de milhares de pessoas. Uma delas pode ser você.
  • theSkynet: Uma rede de pesquisa espacial e processamento de dados astronomômicos. A grande inovação é que o supercomputador usado pela TheSkynet é, na verdade, uma rede de computadores pessoais conectados que “emprestam” suas capacidades sobressalentes de processamento. Para fazer parte dessa rede, basta se cadastrar no site do projeto, baixar um programa e escolher as linhas de pesquisa com que quer contribuir. Quem sabe o seu computador não ajuda a descobrir vida fora da Terra?

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados