Conecte-se conosco
smt-MC-Learn-Educação2

Ciência e Tecnologia

Economia do Futuro para a Educação: Produção

Conheça a seguir algumas ideias da Economia do Futuros para a Educação no campo da Produção.

Uma das grandes vantagens da troca de conhecimentos que a web proporciona é a articulação entre educação e criatividade. Algumas plataformas permitem que construtores tenham mais informações técnicas e os colocam em contato com fornecedores e outros construtores, possibilitando um desenvolvimento mais econômico e por que não, sustentável de novas invenções. Conheça algumas ideias da Economia do Futuro para a Educação no campo da Produção.

Produção

smt-MC-Learn-Educação-Producao

O Movimento Maker é uma extensão da cultura Faça-Você-Mesmo ou, em inglês, Do-It-Yourself (ou simplesmente DIY). Esta cultura moderna tem em sua base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. E a tecnologia tem permitido que, cada vez mais, a escala deixe de ser um empecilho para produção.

  • Quirky: Plataforma que traz à vida a ideia de pessoas comuns. Qualquer um pode submeter uma ideia que é votada e desenvolvida pela comunidade e depois produzida e comercializada pelo Quirky. Tanto o “inventor” quanto a comunidade que ajudou no desenvolvimento da ideia são remunerados com as vendas do produto final.
  • Techshop: Uma mistura de Fablab com Hackerspace, as techshops são espaços equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, laboratórios eletrônicos e tudo mais que você possa imaginar. Basta pagar uma mensalidade e começar a produzir.
  • Landshare: Hortas urbanas e produção local de alimentos também são uma vertente do movimento de “fazedores”. O Landshare é uma plataforma que une quem quer plantar com quem tem espaços de terra sobressalentes, de pequenos quintais a sítios. Uma vez conectadas, essas pessoas decidem juntas o que e como plantar e como a produção será dividida.
  • Ponoko: Os usuários do Ponoko podem enviar projetos digitais de produtos para serem produzidos para uso próprio ou vendidos para outros usuários do site. O Ponoko tem uma rede distribuída de fabricantes que está crescendo em todo o mundo. Quando uma venda é realizada o fabricante mais próximo do cliente é acionado para imprimir o produto em 3D, cortar a laser ou em máquinas de usinagem CNC.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top