Conecte-se conosco
smt-FirefoxOS-capa

Aplicativos

Mozilla anuncia fim do Firefox OS para smartphones

Nessa terça-feira (08/12/2015), a Mozilla reconheceu a dificuldade de se desenvolver e emplacar um sistema operacional mobile e confirmou que o Firefox OS para smartphones vai deixar de existir.

Por enquanto, o fim do desenvolvimento do Firefox OS se refere apenas para a plataforma de smartphones

Desenvolver um bom sistema operacional é uma das mais complexas missões do universo da tecnologia. Por isso mesmo, poucas empresas conseguem ser bem sucedidas nessa empreitada. Nessa terça-feira (8), a Mozilla reconheceu essa dificuldade e confirmou que o Firefox OS para smartphones vai deixar de existir. A informação foi dada pela própria empresa ao site TechCrunch.

De acordo com a matéria, a Mozilla afirmou que não irá mais desenvolver ou vender smartphones com o seu sistema operacional. A empresa também fez uma espécie de mea culpa e lamentou não ter conseguido garantir uma boa experiência para os usuários, o que foi fundamental para a decisão de terminar com o Firefox OS. O fim do projeto ocorre menos de 3 anos após a primeira versão do software ser disponibilizada em fevereiro de 2013.

Firefox OS

O grande apelo do Firefox OS eram os conteúdos baseados em HTML5, o que reduziria o tamanho de arquivos e tornaria a experiência do usuário mais limpa. O sistema também tinha como missão ser uma plataforma popular de smartphones, uma vez que o objetivo inicial era produzir dispositivos que custariam menos de 50 dólares (cerca de 190 reais).

Por enquanto, o fim do desenvolvimento do sistema operacional da Mozilla se refere apenas para a plataforma de smartphonesAinda não se sabe o que acontecerá com o Firefox OS no segmento de Smart TVs, já que foi o sistema escolhido pela Panasonic para integrar alguns dos seus modelos.

Firefox OS

TV 4K Panasonic CX750

Segundo o vice-presidente de Dispositivos Conectados da MozillaAri Jaaksia experiência obtida no desenvolvimento do sistema operacional será utilizada no campo da Internet das Coisas (IoT). Vamos entrar na Internet das Coisas (IoT) utilizando a tecnologia do Firefox OS, que é um excelente ponto de partida Vamos compartilhar mais detalhes sobre novas experiências através de dispositivos conectados em breve“, declarou.

Você chegou a usar o Firefox OS? Tem alguma opinião sobre ele ou sobre o fato dele ter sido descontinuado? Coloque nos comentários!

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top