Conecte-se conosco
drogas

Geral

TED Talks: Johann Hari fala sobre os erros da guerra contra as drogas

A sociedade percebeu que a discussão sobre as drogas e o vício é prioridade. O TED Talk do jornalista Johann Hari tem muito o que contribuir com a discussão.

drogas

A importância de discutir firmemente sobre as drogas vem sendo rejeitada ao longo do tempo. A guerra às drogas não se mostrou efetiva, e segundo dados divulgados pelo Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, no ano passado, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos usa drogas ilícitas.

Nos últimos anos, no entanto, a sociedade percebeu que esta é uma pauta prioritária. Portugal foi um dos primeiros a descriminalizar o consumo, em 2001. Recentemente, Uruguai e estados dos EUA legalizaram a maconha. O balanço, pelo menos até agora, tem se mostrado positivo, apesar de estudos ainda não terem tempo para mostrar as consequências no longo prazo.

Nesta semana teremos uma definição importante a respeito da legalização da posse de droga no Brasil e o jornalista Johann Hari tem muito o que contribuir com essa discussão. Hari viajou pelo mundo para escrever seu livro, ‘Chasing The Scream: The First and Last Days of the War on Drugs’ (Perseguindo o grito: os primeiros e os últimos dias da guerra contra as drogas, em tradução livre), e descobriu que quase tudo o que sabemos sobre o vício está errado.

Na obra, o jornalista reúne diversos relatos de usuários e pessoas próximas a adictos para desconstruir muitas das verdades e esteriótipos que existem em relação às drogas. Para ele, o vício está ligado ao ambiente e as conexões humanas que possuímos e não apenas à dependência química. É possível conhecer algumas das experiências e ideias de Johann Hari em sua imperdível palestra para o TED Talk. Não deixe de conferir.

O Brasil está discutindo sua estratégia no combate às drogas e queremos saber sua opinião. Qual é a melhor tática: enfrentamento ou repressão? Conta pra gente!

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top