Connect with us

Geral

Na onda da selfie: novo site da NASA oferece imagens diárias da Terra

A NASA criou um novo site para divulgar as imagens obtidas pelo DSCOVR do planeta Terra em seu movimento de rotação.

Recentemente a NASA já tinha dado um “tira gosto” ao publicar algumas incríveis imagens da Terra tiradas pelo satélite DSCOVR (Deep Space Climate Observatory). A repercussão foi tão boa que a agência espacial norte-americana passará a publicar diariamente as imagens obtidas pela espaçonave. A divulgação será feita pelo novo site da NASA que irá postar várias imagens do DSCOVR a cada dia, mostrando a Terra a medida que realiza seu movimento de rotação.

O principal objetivo do DSCOVR é observar o clima espacial, como ondas magnéticas emitidas pelo Sol que possam prejudicar os sistemas de comunicação na Terra. A missão é uma colaboração entre a NASA e a NOAA (Administração Ocêanica) e a USAF (Atmosférica Norte Americana). O satélite foi lançado a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX em fevereiro e agora está no ponto de Lagrange 1 – uma posição no espaço a aproximadamente 1,5 milhões de quilômetros da Terra.

Neste ponto as forças gravitacionais da Terra e do Sol mantém o DSCOVR em uma posição mais ou menos estável próxima ao nosso planeta o tempo todo, que permite que o satélite tenha uma vista espetacular do nosso planeta. Para aproveitar dessa boa posição, o DSCOVR foi equipada com a câmera especial Earth Polychromatic Imaging Camera, apelidada de EPIC.

A câmera é um poderoso dispositivo capaz de captar até 10 imagens simultâneas de diferentes ondas de luz – variando do ultravioleta ao infravermelho, que combinadas por canais RGB fornecerão imagens em cores e definição espetaculares. Cada imagem publicada no novo site tirada pelo EPIC, será obtida pela entre 12 a 36 horas antes de ser divulgada. Para acessar o novo site basta clicar no link.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top