Conecte-se conosco
Nano material criado pelos pesquisadores do KIT e capaz de esconder objetos do tato

Ciência e Tecnologia

Nano material é capaz de esconder objetos do tato

Nano material, criado pelos pesquisadores do KIT, é capaz de esconder objetos do tato e de equipamentos de medição.

Nano material criado pelos pesquisadores do KIT e capaz de esconder objetos do tato

Nano material criado pelos pesquisadores do KIT e capaz de esconder objetos do tato

Que cientistas gostavam de contos de fadas eu sempre suspeitei, mas dessa vez eles se superaram.

Um grupo de pesquisadores inspirou seu trabalho no conto A Princesa e a Ervilha, no qual a princesa não conseguia dormir porque era capaz de sentir uma única ervilha, mesmo debaixo de muitos colchões.

Os próprios cientistas indicaram na página oficial: “Os Pesquisadores do KIT Protegeram a Princesa da Ervilha”. Não é uma gracinha?

Pois bem, apenas uma camada do mais novo nano invento científico seria capaz de esconder até um lápis debaixo do colchão sem que a princesa se desse conta.

No lado sério da pesquisa, os cientistas do Karlsruhe Institute of Technology desenvolveram uma estrutura que absorve inteiramente a forma de qualquer coisa colocada debaixo dela. No lado de cima, no entanto, essa mesma estrutura direciona a força do dedo de tal forma que é impossível para o tato sentir o objeto debaixo dele.

Informam ainda que mesmo equipamentos de medição não teriam a capacidade de perceber o objeto escondido.

Trata-se de um novo metamaterial composto por uma estrutura cristalina de precisão submicrométrica, onde cones em formato de agulha que convergem entre si.

Os cientistas informaram que o estudo por enquanto tem objetivo essencialmente experimental e a aplicação ainda é bastante complexa. São necessárias equações físicas e inversões matemáticas para cada caso em teste.

No entanto destacam que podem existir, em alguns anos, as mais diversas aplicações para o material, desde suporte a equipamentos ultrassensíveis, tapetes que escondem completamente os fios que passam por baixo e até um prosaico colchonete de camping, onde a princesa do conto de fadas poderia dormir até sobre uma pedreira sem se incomodar.

Trader, Empresário e Administrador. Recifense aficionado pelo mundo High Tech, sempre tentando unir as mais novas tecnologias à melhoria da dura realidade diária e, como nem tudo é bite ou concreto, aficionado por carros antigos.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top