Connect with us

Ciência e Tecnologia

NASA anuncia ter encontrado uma “mini Lua” na órbita terrestre

A “mini Lua” foi batizada de 2016HO3, tem 36,5 metros de diâmetro, é redonda sua distância varia de 14 milhões a 40 milhões de kms da Terra

smt-Lua-P1

A “mini Lua” foi batizada de 2016HO3, tem 36,5 metros de diâmetro, é redonda e a distância dele varia de 14 milhões a 40 milhões de quilômetros da Terra.

No nosso sistema solar, é comum um planeta ter mais de um satélite natural orbitando em torno dele. Como Mercúrio e Vênus não possuem luas, a Terra é o único planeta que possui uma única Lua. Entretanto essa história ganha novos elementos com o anúncio feito pela NASA de que encontrou o que a imprensa internacional tem chamado de “mini Lua” na órbita terrestre.

O corpo celeste batizado de 2016HO3 é um asteroide bem menor do que a nossa já conhecida Lua e tem uma trajetória irregular. Medindo cerca de 36,5 metros de, a “mini Lua” possui um tipo de curso chamado elíptico (confira o vídeo oficial divulgado pela NASA abaixo), fazendo que sua distância do nosso planeta varie entre 38 e 100 vezes a distância da Terra para Lua. Com isso, o 2016HO3 fica entre 14 milhões e 40 milhões de quilômetros de distância.

Seu movimento de translação ao redor do Sol leva 365,93 dias, o que é um pouco mais do que o tempo que o nosso planeta precisa para realizar o mesmo movimento. De acordo com a NASA, o 2016HO3 gira em torno do nosso planeta há pelo menos um século e deve permanecer assim por mais algumas centenas de anos. Entretanto, a “mini Lua” foi avistada pela primeira vez em 27 de abril deste ano.

O 2016HO3 foi descoberto com o uso do telescópio espacial Pan-STARRS 1, do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí, localizada na cidade de Honolulu. O observatório é financiado pelo programa de Gabinete de Coordenação de Defesa Planetária (Planetary Defense Coordination Office) da NASA que tem como objetivo monitorar asteroides, meteoros e outros corpos celestes que possam oferecer risco ao nosso planeta.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top