Conecte-se conosco
NET-Framework-open-source

PCs com Windows

.NET Framework será Open Source e suportado em várias plataformas

Na manhã do dia 12 de novembro, a Microsoft anunciou em um blog oficial que estaria abrindo o código-fonte no .NET Framework. Entenda porque isso é importante…

NET-Framework-open-source

A plataforma .NET Framework da Microsoft Corporation é uma das maiores, mais consolidadas e estáveis opções para o desenvolvimento de aplicações para diversos ambientes, como Web, desktop, servidores e dispositivos móveis. Com quase 15 anos de existência, ela conta com um vasto conjunto de bibliotecas de apoio e a liberdade de escolha de qualquer uma das linguagens de programação suportadas, como a famosa e conceituada linguagem C#, dentre várias outras disponíveis (Visual Basic, C++, J#, Delphi, Perl, Cobol, só pra citar algumas). Só tem um “pequeno” probleminha: núcleo fechado que executa exclusivamente em sistemas Windows. Na verdade, tinha…

Na manhã do dia 12 de novembro, a Microsoft anunciou em um blog oficial que estaria abrindo o código-fonte do núcleo da plataforma e de algumas bibliotecas importantes do .NET Framework, tornando o projeto open source. Um repositório na ferramenta colaborativa GitHub recebeu uma documentação inicial descrevendo o que estará aberto inicialmente e já está disponível para que as pessoas sigam os projetos e, em breve, tenham acesso aos fontes, possam criar com o código ou mesmo criar suas próprias versões adaptadas.

E não para por aí: junto com o anúncio da abertura do código, a Microsoft divulgou que está atualmente trabalhando para garantir a execução oficial do .NET Framework em outras plataformas, citando no texto Linux, MacOS, iOS e Android. Com a disponibilização do código-fonte, eles pretendem contar com o apoio de desenvolvedores de todo mundo para tornar a execução estável nestas plataformas e pretendem trabalhar em conjunto com a equipe que desenvolve o projeto Mono para obter isso rapidamente. O projeto Mono é um projeto independente que recriou boa parte da funcionalidade do .NET Framework para outras plataformas, mas sempre precisou fazer isso “do zero”. A partir de agora, este projeto também poderá se beneficiar com o acesso aos códigos-fonte originais, ou até mesmo passar a contribuir diretamente na codificação do .NET Framework.

Porque é tão importante?

Para os desenvolvedores, tanto para Windows quanto para outras plataformas, a notícia é espantosa e empolgante. Mas o que isso muda para os usuários finais?

Primeiramente, o número de desenvolvedores especializados na plataforma .NET é muito grande. A possibilidade destes desenvolvedores poderem criar aplicativos para iOS e Android de forma oficial, gera uma expectativa de que o número de aplicativos disponíveis e compatíveis entre as três grandes plataformas móveis cresça consideravelmente.

Além disso, pensando no mercado mundial de desenvolvimento de software, outros produtos e plataformas (como o Java) podem se beneficiar com a possibilidade de ter acesso aos detalhes de como as coisas funcionam internamente no .NET Framework, o que poderá resultar a médio e longo prazo num cenário de estabilidade e compatibilidade muito maior entre diversas plataformas, o que certamente beneficiaria a todos, principalmente aos usuários finais.

Fonte: .NET Framework Blog.

Professor na área de Engenharia de Software com enfoque em Desenvolvimento Web e Mobile. Mestre em Engenharia de Produção e Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação. Louco por tecnologia de maneira geral, principalmente sobre as plataformas Android e Windows. Grande apreciador de Games nas horas vagas.

Comentários

Mais de PCs com Windows

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top