Connect with us

CULTURA GEEK

No ringue da TV, quem leva: DC ou Marvel?

Mais do que nunca, a disputa entre Marvel e DC está na televisão. Nesse ano, com as novas produções, a rivalidade deve crescer ainda mais

No ringue da TV, quem leva: DC ou Marvel?

Qual é a sua editora preferida?

A rivalidade entre Marvel e DC saiu dos quadrinhos há tempos e, hoje, coloca em disputa não apenas os longas-metragens, como também as séries de televisão. Embora tenham personagens com habilidades e trajetórias diferentes, as editoras têm seguido abordagens parecidas, dificultando a escolha dos fãs de qual delas, afinal, é a melhor.

O crossover é um dos recursos que se repete. Na Netflix, a Marvel tem criado um universo único, que se desenvolve pouco a pouco nas séries individuais dos seus heróis Demolidor, Jessica Jones e Luke Cage. Eventos que aconteceram com determinado herói podem influenciar a trajetória dos outros. Mas, por enquanto, a maior parte das conexões entre os seriados têm sido feitas por personagens secundários, como a Enfermeira Noturna.

No ringue da TV, quem leva: DC ou Marvel?

Em “Demolidor”, Enfermeira Noturna (Rosario Dawson) faz curativos em Matt Murdock (Charlie Cox)

A DC, por sua vez, tem sido mais ousada na CW. Os próprios protagonistas de “The Flash”, “Arrow”, “Supergirl” e “Legends of Tomorrow” têm aparecido nos episódios uns dos outros. Esta manobra, inclusive, melhorou a audiência da série estrelada por Grant Gustin no ano passado, quando o crossover durou a semana toda. Pontos para a DC.

O grande trunfo da Marvel no serviço de streaming, porém, são as temáticas. Ao colocar personagens que representam minorias, o seriado pode discutir assuntos mais sérios e de interesse público. Como consequência, chama a atenção de outros perfis que, talvez, não se interessariam por um produto de super-herói.

Quando olhamos mais de perto apenas as séries procedurais das editoras, notamos diferenças mais chamativas. A DC tem “Gotham”, contando a origem de Bruce Wayne e dos seus mais temidos inimigos. A cada episódio, um caso, mas sempre desenrolando um pouco a trama central da temporada.

No ringue da TV, quem leva: DC ou Marvel?

Elenco da série “Gotham”

“Agents of SHIELD” está mais intimamente ligado ao universo iniciado no cinemas do que os outros produtos da Marvel na TV. A vantagem é poder convidar atores como Samuel L. Jackson e Cobie Smulders para fazer participações. A inconveniência é que os filmes podem complicar a vida dos roteiristas.

Depois de “Capitão América: Soldado Invernal”, por exemplo, a série teve que passar por uma reestruturação profunda por causa do filme. Ainda assim, é mais relevante para o universo, tendo introduzido personagens que vão ganhar espaço nas próximas produções, como os Inumanos. Pontos para a Marvel.

O que vem por aí?

Há ainda muito espaço para a DC e a Marvel ampliarem seus universos na TV. Sorte a nossa. Somente nesse ano, serão mais de 10 séries de heróis.

Entre as novidades, a Marvel já apresentou “Legion” no início de fevereiro e tem mais “Punho de Ferro”, “Justiceiro” e “Inumanos” programadas no seu calendário. A DC, por sua vez, tem a cômica “Powerless”, que chega ao Brasil no dia 12 de março.

Para você, quem saiu na frente em 2017: Marvel ou DC?

Jornalista apaixonada por séries e cinema | @maricanhisares

Comments

More in CULTURA GEEK

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top