Connect with us

Ciência e Tecnologia

Nokia lança oficialmente o Nokia Here no Brasil, serviço de mapas que impressiona pela qualidade de dados

Nokia lança serviço de mapas Here oficialmente no Brasil. Ricos em dados e detalhes, se mostra um grande rival do Google Maps.

Here

Em evento realizado ontem em São Paulo, a Nokia lançou oficialmente o Nokia Here no Brasil. Mais do que um aplicativo de mapas, o Here representa toda uma divisão de negócios da empresa finlandesa. Além de disponibilizar seus mapas através de aplicativos para smartphones e web, a Nokia ainda oferece seus dados puros ou de forma licenciada para que outras empresas utilizem na elaboração de aplicativos.

2013-05-16 19.50.28 2013-05-16 20.15.02

Ficamos surpresos em saber que globalmente os mapas da Nokia estão embarcados em 4 de 5 carros que possuem sistema de navegação de fábrica. No Brasil, esse número se torna ainda mais impressionante: 91 dos 92 carros disponíveis com GPS no mercado.

Ainda que não seja tão comum encontrar pessoas utilizando o Here, a Nokia mostra a importância que estão dando para este serviço, com ofertas para automóveis, web, smartphone e para uso corporativo. De acordo com a empresa, o grande diferencial do Here está na qualidade de seus mapas, atualizados constantemente.

Tivemos a oportunidade de andar no carro do Here, responsável pela captação de dados para os mapas. Sabe o carro do Google StreetView? Sim, a Nokia também tem, e vários deles. High-tech é um ótimo adjetivo para descrevê-lo: possui GPS de alta precisão, sistema com 6 câmeras acoplado ao teto para visão 360°, tablets, notebooks e telas para visualização e inclusão de dados.

2013-05-16 17.51.29 2013-05-16 17.54.52

2013-05-16 18.26.04 2013-05-16 18.26.11

O Here tem adoção mais tímida que seu principal concorrente, o Google Maps, mas a Nokia está confiante de que sua equipe de especialistas, principalmente geógrafos (sim, eles não são somente professores nas escolas!), é capaz de trazer uma riqueza de dados aos mapas pra deixar a concorrência pra trás. E os números impressionam: globalmente, 2,7 milhões de atributos são criados ou alterados nos mapas todos os dias. No Brasil, são 5 escritórios com aproximadamente 10 pessoas em cada, somente para a equipe de mapas.

E o resultado de tudo isso? Sabe aquela rua que mudou de direção recentemente, conversão que parece legal mas é proibida, velocidade das vias e algumas informações que outros serviços de mapas não conseguem saber? Pois é, com 50 pessoas trabalhando constantemente nos escritórios brasileiros e frota de carros high-tech, a Nokia se diz capaz de, não só somente entender todos os dados e placas de ruas, mas também mantê-los atualizados.

E onde podemos utilizar tudo isso? Você pode comprar um carro com sistema de navegação de fábrica, acessar o Here.com ou no seu smartphone Nokia Lumia com Windows Phone 8. Se você tem outro celular, infelizmente o acesso só pode ser feito via browser. Aplicativos pra Android e iOS são esperados, mas ainda não há previsão de lançamento.

Por falar em Lumia, se o seu tem Windows Phone 8, vai notar 3 funções do Nokia Here: Maps, Drive e CityLens. O primeiro são mapas, o Drive é o sistema de navegação e o CityLens é o aplicativo de realidade aumentada, que facilita a busca por pontos de interesse. Se você acompanhou as novidades da Nokia este ano, deve estar se perguntando “e o Here Transit?”. Infelizmente o Transit, com foco nos transportes públicos, ainda não está disponível no Brasil. De acordo com o fabricante, informações de trens e metrôs já estão inclusos, mas estão ainda enriquecendo os dados de linhas de ônibus antes de lançar o serviço.

here-city-lens-viewfinder

Além dessas funções, os executivos ainda deram ênfase em outros diferenciais: mapas off-line e mapas indoor. Ainda são poucos os lugares com vista interna, mas já é possível saber o layout dos Shoppings Morumbi, D&D, Eldorado e Market Place. Os próximos locais que estarão disponíveis em breve são: aeroportos de Guarulhos (São Paulo), Santos Dumont (Rio de Janeiro), Galeão (Rio de Janeiro) e Estádio do Morumbi (São Paulo).

2013-05-16 20.11.42

Com tudo isso, será suficiente para o Here desbancar seus concorrentes? A Nokia acha que sim, em razão da qualidade de seus mapas. A Amazon, por exemplo, já utiliza o Here (serviços licenciado e pago à Nokia) como aplicativo padrão de mapas em seus Kindle Fire, ao invés de utilizar o Google Maps gratuitamente.

E você o que acha? Vai trocar o Google Maps pelo Here.com na sua próxima pesquisa?

Já passou por engenharia aeroespacial, music business, publicidade e propaganda, marketing e hoje trabalha com business intelligence. Louco por tecnologia, comida, música e baladas.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top