Conecte-se conosco

GADGETS

Nokia + Microsoft

É chegado o momento em que o rumor mais comentado no mundo mobile nas últimas semanas torna-se realidade: é estabelecida a parceria entre Nokia e Microsoft.

A Nokia, líder mundial em vendas de telefones celulares, vem sentindo a queda de suas vendas de smartphones, motivada em grande parte às limitações de software impostas pelo seu sistema operacional para smartphones, o Symbian. Apesar do hardware excelente, o Symbian não sustenta a potencialidade dos aparelhos. Sou fã de Nokia, mas digo de boca cheia que o Symbian^3 sendo o que é, uma atualização do Symbian S60, não consegue competir com sistemas mais voltados ao usuário, como iOS e Android.

A Microsoft, que é líder em SOs para desktops e notebooks, mas nunca obteve sucesso no mundo mobile, vê no seu Windows Phone a oportunidade para entrar de vez no mundo mobile, oferecendo um sistema voltado ao usuário, com suporte a mídia e promessa de estabilidade.

Juntas, as duas empresas pretendem criar uma plataforma forte para competir com outras plataformas (como iPhone+iOS) e sistemas operacionais (Android), oferecendo uma solução otimizada para seus usuários. Em uma carta aberta ao público, os CEOs das duas empresas estabelecem os pontos  em que se apoiarão as empresas nesta parceria:

  • A Nokia adotará o Windows Phone como sua estratégia primária para smartphones, com inovações na plataforma em áreas como imagem, em que a Nokia é líder – será o fim do Symbian, Maemo e Meego? Ou estas plataformas serão direcionadas a aplicações específicas?
  • A Nokia vai ajudar a Microsoft a conduzir e definir o futuro do Windows Phone. Com o seu expertise em hardware e localização (suporte a idiomas), levará o Windows Phone a diversos segmentos de mercado, com faixas de preço diferenciadas e alcance global.
  • As duas empresas trabalharão em conjunto no desenvolvimento e  iniciativas de marketing, alinhadas para a evolução futura de produtos mobile.
  • O Bing será o serviço de busca nos serviços e aparelhos Nokia, evidenciando aos consumidores as capacidades da sua nova geração. Microsoft adCenter será o provedor de serviços de propaganda na linha de dispositivos e serviços Nokia. (Bing? Ai.)
  • Nokia Maps será o núcleo dos serviços de mapeamento da Microsoft. Em um exemplo, o Maps será integrado com o motor de busca do Bing e a plataforma adCenter, formando uma experiência única em busca e propaganda locais.
  • A Nokia possui diversos acordos com operadores de cobrança, que facilitarão aos consumidores a adquirir serviços Nokia Windows Phone em países com baixo uso de cartões de crédito.
  • As ferramentas de desenvolvimento Microsoft serão usadas para criar aplicações Nokia Windows Phone, permitindo a desenvolvedores ter acesso ao alcance global da plataforma.
  • A Microdoft continuará investindo no desenvolvimento do Windows Phone e serviços em nuvem, visando aumentar a experiência do usuário no seu trabalho e vida pessoal.
  • A Ovi Store será integrada ao Windows Marketplace para uma experiência do consumidor mais completa.

Aguardemos mais notícias! Esta carta aberta ao público apenas antecipa o que devemos esperar, e ainda hoje haverá um pronunciamento oficial dos dois CEOs, acredito que trazendo uma estratégia completa (e por que não com datas para lançamentos de aparelhos e atualizações??)

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top