Conecte-se conosco
Nokia

Nokia

Nokia pode retornar ao mercado de smartphones em 2016

A Nokia pode estar planejando o seu retorno ao mercado de smartphones em 2016. No entanto, os celulares seriam apenas projetados pela empresa.

Nokia

Nokia, o retorno? Imagem: Shutterstock

Quando a Microsoft fechou a compra da divisão de celulares Nokia havia uma cláusula no contrato que assegurava que a marca finlandesa só poderia utilizar seu selo em smartphones novamente a partir de 2016. E aparentemente retornar ao mercado que lhes rendeu prejuízos está nos planos da empresa.

As informações são do Re/Code que teve acesso a duas fontes próximas a Nokia Technologies, divisão responsável por inúmeras patentes, pela criação do Z Launcher para Android e pelo tablet N1. A reestreia no mercado de smartphones aconteceria de uma maneira parecida com o modelo de negócios utilizado com o N1. Ou seja, os futuros smartphones devem ser projetados pela Nokia, mas produzidos por outra empresa.

O Nokia N1 é fabricado pela Foxconn, que também cuida da execução dos negócios, engenharia, vendas, acordos contratuais com terceiros e atendimento ao cliente. Dessa forma, o foco da divisão provavelmente ainda será a criação de infraestrutura de redes de celulares. A finlandesa inclusive anunciou na semana passada a compra da Alcatel-Lucent, que também instala redes de telefonia fixa e celular ao redor do mundo.

Richard Kerris, ex-executivo da Nokia, disse ao Re/code que o público ficará deslumbrado se alguns dos projetos da empresa chegarem ao mercado. Mas só poderemos ver as novidades depois do terceiro trimestre do ano que vem.

Fonte: Re/Code

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Nokia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top