Conecte-se conosco
here-mapas-destacada-smt

Nokia

Nokia confirma venda do HERE Mapas para Audi, BMW e Mercedes

A Nokia confirmou a venda de sua divisão de mapas e mapeamento, HERE Mapas para as fabricantes alemãs de automóveis: Audi, BMW e Daimler, dona da Mercedes

nokia_here_maps

Confirmando os rumores, a Nokia oficializou a venda do HERE Mapas para um grupo de montadoras de automóveis alemãs, composto por: Audi AG, BMW Group e Daimler AG (dona da Mercedes-Benz).

Apple, Uber, Samsung e Facebook já teriam demonstrado interesse pelo sistema de navegação e mapeamento da Nokia, que é um dos melhores aplicativos para navegação offline presente no mercado.

O acordo foi fechado por  €2.8 bilhões de euros, mais de U$3 bilhões de dólares, e deve ser finalizado até o primeiro trimestre de 2016.

Os interesses da Nokia em se desfazer do seu aclamado serviço de mapas é bem claro. Recentemente a empresa finlandesa adquiriu a francesa Alcatel-Lucent, por U$16,6 bilhões, e pretende se posicionar como uma empresa de redes de telefonia e acelerar o desenvolvimento do 5G, além de competir com empresas como Ericsson e Huawei.

Como consequência, sua divisão de Mapas não se encaixa mais nessa nova visão da empresa, além de ter dado um prejuízo de U$1,4 bilhão ano passado.

Já para o grupo que comprou os mapas os objetivos são bem claros e óbvios. As empresas usarão o HERE Auto em seus veículos. O sistema de navegação embarcada para automóveis permite, navegação online e offline, sincronização de locais favoritos entre dispositivos e tem uma interface com ótima usabilidade para telas touchscreen. Veja um vídeo:

Por funcionar muito bem sem uma conexão com internet o sistema de mapas da Nokia sempre foi muito visado por concorrentes e conseguiu muitas parcerias ao longo do tempo. A Samsung por exemplo, já traz em seus aparelhos o HERE Mapas como padrão e já substitui o Google Mapas no Cyanogen OS.

Agora nos resta saber se as novas donas do HERE vão continuar com o desenvolvimento e suporte do aplicativos para smartphones e tablets. Ele está presente nos sistemas Android, iOS, Windows Phone, Windows 8 e até para o recente lançado Windows 10 e é a melhor opção para navegação offline, ou seja, não necessita de rede ativa no aparelho para funcionar, somente do sinal de GPS, que funciona praticamente em qualquer ambiente.

Fonte: Nokia

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Nokia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top