Connect with us

Aplicativos

Nokia: Symbian Anna

Dia de novidades para os entusiastas da Nokia: o lançamento dos aparelhos X7, voltado para o entretenimento, e E6, voltado para negócios, e a primeira grande atualização do Symbian^3, versão PR2 codinome Anna.

O Symbian Anna será o padrão para os novos X7 e E6, e estará disponível dento de alguns meses (previsão vaga, não?) para N8, C7, C6 e E7. Vejamos os aprimoramentos:

 

O mais esperado aperfeiçoamento: teclado QWERTY em modo retrato, com a tela dividida mostrando o conteúdo escrito no contexto do aplicativo. Ainda bem, pois não faz o menor sentido poder usar o QWERTY apenas em modo paisagem.

 

Novos ícones do sistema operacional. É isso mesmo, Nokia, é isso que está como destaque na atualização do sistema? Pfff…

 

Browser v7.3 – Nova interface com aperfeiçoamentos para touchscreen, incluindo barra de endereços, “Voltar” sempre visível, barra de ferramentas extendida e campo de busca integrado; ainda, melhor resposta ao uso, navegação no histórico e page load mais rápido, e a melhoria do teclado QWERTY em modo retrato.

Ovi Maps v3.06 – depois de passar pela avaliação no Beta Labs, foi lançada a versão oficial que conta com: melhorias na busca, check-in integrado no Facebook, Twitter, Foursquare e outras redes sociais, compartilhamento de locais via e-mail e SMS, inclusive com aparelhos não-Nokia, visualização de redes de transporte público, e atualizações e downloads de mapas de países através de WLAN.

Ovi Store v2.06.xx – melhorias na busca, incluindo autocompletar, corretor ortográfico e motor de otimização de buscas na internet, além de correções. Também foi incrementado o limite de tamanho de arquivo para download via WLAN.

Social v1.3 – atualizações de status nos contatos, habilidade de RT e ver lista de seguidores no Twitter, uploads de imagens em maior resolução, inserção de títulos em imagens.

O que gostaríamos de saber: por que a Nokia não libera as atualizações junto com o anúncio, a exemplo do que a Apple faz com o iOS? Ao mesmo tempo que cria uma boa expectativa, frustra o usuário por não poder implementar as novidades em seu sistema. E sem testar a atualização, o que posso avaliar é: não vai ser dessa vez que a Nokia vai conseguir dar algum destaque aos seus smartphones; esta atualização parece mais um atendimento à promessa de que o Symbian continuará sendo desenvolvido. Que venha o Windows Phone 7!

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top