Conecte-se conosco
Rota-Bonita.png

Ciência e Tecnologia

Novo algoritmo sugere caminho mais bonito ao invés do mais curto

Pesquisadores do Yahoo na Espanha alegam que um algoritmo criado por eles consegue sugerir o caminho mais bonito, ao invés do mais curto, em uma cidade.

Rota Bonita

Para quem gosta de efetivamente conhecer as cidades que visita, o GPS nem sempre é de muita ajuda. Mas isso pode mudar brevemente.

Pesquisadores do Yahoo! alegam terem desenvolvido um algoritmo que consegue sugerir o caminho mais bonito entre dois pontos em uma cidade.

Daniele Quercia e companheiros do laboratório do Yahoo em Barcelona, Espanha, utilizaram imagens do Google Street View e Geograph e se aproveitaram do crowdsourcing para conseguir opiniões sobre as imagens mais bonitas. O website onde o experimento ocorreu é o UrbanGems.org.

Os visitantes do site são apresentados a duas fotos e escolhem a que acham mais bonita. Esta informação, então, alimenta a base de dados na qual atua o algoritmo.

Para não criar rotas impraticáveis, o time garante que as rotas são apenas 12% mais longas que a rota mais curta, em média. Pela beleza, vale a pena os poucos metros ou quilômetros a mais.

Em testes realizados em Boston, Estados Unidos, 54 pessoas percorreram os caminhos sugeridos pelo algoritmo e confirmaram que, realmente, eles eram mais bonitos que os caminhos mais curtos.

Ainda não há previsão de chegada do serviço ao mercado consumidor, mas o pessoal já garantiu que está nos planos o desenvolvimento de aplicativos móveis com esta função.

Fonte: Cornell University Library via MIT Technology Review

Atualmente advogado, mas apaixonado por tecnologia e tentando uma nova carreira na área, não passo um dia sequer sem usar algo feito por Apple, Google, Microsoft e Amazon.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top