Conecte-se conosco
UBUNTUPHONE

GADGETS

Novo no pedaço: Ubuntu Phone é lançado na Europa

Primeiro smartphone rodando Ubuntu de forma nativa começa a ser vendido no mercado europeu na segunda quinzena de fevereiro. Não há informação de lançamento no Brasil.

UBUNTUPHONE

O Ubuntu Phone é um sistema operacional destinado a dispositivos móveis criado pela Canonical (conhecida pela fabricação de tablets e-readers), dona da versão Linux de mesmo nome feita para PCs. O sistema operacional móvel se destaca pela sua interface controlada por gestos e pelo suporte a webapps junto com aplicações nativas. Desde que foi anunciada a parceria entre a Ubuntu e a Canonical, muito se especulou em relação à ao lançamento de um produto final rodando a plataforma. O tempo de especulação parece ter chegado ao fim.

thxQn

A ansiedade foi diminuída, em parte, após o anúncio do lançamento do primeiro smartphone rodando Ubuntu de forma nativa, o Aquaris E4.5 Ubuntu Edition. Produzido em escala comercial, ele começa a ser vendido no mercado europeu na segunda quinzena de fevereiro. Por outro lado, os entusiastas da plataforma ainda terão que enfrentar a inovadora estratégia de venda da empresa. Segundo o TheVerge, o aparelho será oferecido, inicialmente apenas na Europa, e os primeiros modelos só poderão ser adquiridos em “vendas relâmpago“. Os interessados devem seguir as contas @ubuntu e @bqreaders no Twitter para descobrir o lugar e horário das vendas.

ubuntu-mobile-project1

O aparelho já existe desde junho de 2014, com Android 4.4. A versão com Ubuntu preserva quase todas as características do modelo original: tela IPS de 4,5 polegadas com resolução de 960×540 pixels, processador quad-core MediaTek MT6582 de 1,3 GHz, 1 GB de RAM, 8 GB para armazenamento interno de dados e suporte a dois cartões SIM. Há ainda câmera traseira de 8 megapixels, câmera frontal de 5 megapixels, suporte a microSD de até 32 GB, Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 4.0, 3G (não há LTE) e bateria de 2.150 mAh.

Como podemos observar, a primeira geração de Ubuntu Phone mira o mercado de médio e baixo custo. A própria Canonical reconhece que o aparelho deverá atrair, principalmente, curiosos e entusiastas do sistema operacional. O Aquaris E4.5 Ubuntu Edition começa a ser vendido apenas em alguns países europeus na próxima semana. Seu preço sugerido é de 169,90 euros (cerca de 53o reais). Não há informação de lançamento no Brasil.

Fonte: The Verge

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top