Conecte-se conosco
via-lacte

Ciência e Tecnologia

Novo planeta-anão é descoberto no Sistema Solar

Pequeno mesmo se comparado à Terra, ele está localizado a 13,7 bilhões de quilômetros do Sol, e seu diâmetro é de apenas 530 quilômetros

Não faz muito tempo, Plutão recebeu um “downgrade” de categoria. Basicamente, o planeta mais distante (entre os próximos ao Sol) deixou de ser, bom, um planeta.  Isso não quer dizer que Sistema Solar está mais vazialo. Pelo contrário: novos planetas-anões são descobertos com uma certa frequência. E o mais recente deles é o 2014 UZ224.

Pequeno mesmo se comparado à Terra, ele está localizado a 13,7 bilhões de quilômetros do Sol. Seu diâmetro é de apenas 530 quilômetros, e uma volta completa no Sol demora nada menos do que 1100 anos terrestres. O 2014 UZ224 ainda está para ser confirmado pela International Astronomical Union (IAU), mas já figura na lista do Minor Planet Center.

plutao

Ou seja, passa a integrar a lista junto com Eris, Haumea, Makemake, Ceres e Plutão, que agora é reconhecido como um planeta-anão. O método utilizado para encontrá-lo é conhecido como Dark Energy Camera (DECam). Basicamente, ele observa galáxias e supernovas conforme eles se afastam da Terra. Mede a “energia escura”, a força por trás das expansão do universo.

Um novo nono planeta

A mesma tecnologia está sendo utilizada para encontrar um possível nono planeta, também no Sistema Solar. Este, que substituiria Plutão, teria o mesmo tamanho de Netuno. “Estamos bastante animados com as nossas chances de encontrá-lo”, disse David Gardes à NPR. E novos telescópios estão em produção para ajudar na tarefa.

Temos o James Webb Space Telescope (JWST), previsto para ser finalizado em 2018, e o Advanced Technology Large-Aperture Space Telescope (ATLAST), previsto para entrar em operação entre 2025 e 2035. Como site Futurism aponta, se de fato há um nono planeta, ele não ficará escondido por muito tempo.

Apaixonado por livros e ávido devorador de conteúdo, passa um bom tempo separando o que é informação e o que é ruído.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top